Tamanho do texto

Time mineiro, atual campeão da Libertadores, fugiu da beira da zona de rebaixamento e agora ocupa a 13ª colocação

Em situação desconfortável na tabela de classificação do Campeonato Brasileiro, Atlético-MG e Portuguesa duelaram neste domingo, no estádio Independência, em partida válida pela 16ª rodada da competição nacional. E, em confronto equilibrado, a equipe mineira conseguiu virada nos minutos finais e triunfou por 2 a 1, com gols de Diego Tardelli e Dátolo. Bruno Henrique abriu o placar para o time mandante.

Deixe o seu recado e comente esta notícia com outros torcedores

Com este resultado, o clube alvinegro subiu para 13ª colocação no torneio, com 19 pontos, e abriu quatro pontos de vantagem em relação a Ponte Preta, primeira equipe que seria rebaixada para segunda divisão. A Portuguesa, por sua vez, segue na 18ª posição, com 14 pontos.

Confira a classificação e a tabela de jogos do Brasileirão

O Atlético-MG volta a entrar em campo no próximo sábado, às 18h30 (de Brasília), quando mede forças com Goiás, no estádio Serra Dourada. No mesmo dia e horário, a Portuguesa enfrenta o Bahia, no Canindé.

Atlético virou no fim e venceu a Portuguesa
Yuri Edmundo/Gazeta Press
Atlético virou no fim e venceu a Portuguesa

O jogo
Sem poder contar com o meio-campista Ronaldinho Gaúcho, suspenso pelo acumulo de cartões amarelos, o Atlético-MG entrou em campo com formação que priorizava a velocidade no ataque. Escalado com Luan, Guilherme, Diego Tardelli e Jô no setor ofensivo, o time alvinegro mostrou grandes dificuldades para criar oportunidades de gol e superar a marcação adversária.

A Portuguesa, por sua vez, teve as jogadas de contra-ataque como principal trunfo no primeiro tempo. Nos minutos iniciais, Gilberto e Diogo tiveram chance de abrir o placar, mas falharam no momento da finalização.

Empurrada pela torcida, a equipe da casa conseguiu equilibrar o embate e arriscou algumas subidas ao ataque. Entretanto, aos 34 minutos, o meio-campista Moisés fez grande jogada individual, invadiu a grande área pelo lado esquerdo e tocou para Bruno Henrique. Com tranquilidade, o volante tocou para o fundo das redes e colocou a Portuguesa em vantagem no marcador.

Na volta para a etapa complementar, o treinador Cuca tirou o volante Rosinei e colocou o meio-campista Dátolo, tentando aumentar o poder de criação. A alteração deu resultado e o Atlético-MG retornou dos vestiários melhor, pressionando o adversário nos primeiros minutos. O argentino, inclusive, assustou o goleiro Lauro com finalização aos nove minutos.

Melhor em campo, o time alvinegro seguiu ocupando o campo ofensivo e conseguiu o empate um minuto mais tarde. Guilherme entrou na área pelo lado direito e deu chute rasteiro. No meio do caminho, Diego Tardelli apareceu para desviar, não dando chances ao goleiro Lauro.

O técnico da Portuguesa, Guto Ferreira, ainda tentou mudar o ritmo de sua equipe e colocou Bergson e Carlos Alberto nas vagas de Gilberto e Souza, respectivamente. No entanto, quem seguiu pressionando foi o Atlético-MG, que conseguiu a virada aos 44 minutos, com finalização de primeira de Dátolo após cruzamento de Guilherme.

FICHA TÉCNICA
ATLÉTICO-MG 2X1 PORTUGUESA

Local: Estádio Independência, em Belo Horizonte (MG)
Data: 25 de agosto de 2013, sábado
Horário: 16 horas (de Brasília)
Árbitro: Leandro Pedro Vuaden (RS)
Assistentes: Alessandro A. Rocha de Matos (BA) e Moisés Aparecido de Souza (PR)
Cartões amarelos: Réver, Luan, Leonardo Silva e Júnior César (Atlético-MG); Gilberto e Bruno Henrique (Portuguesa)
Gols: Atlético-MG: Diego Tardelli, aos dez minutos do segundo tempo, e Dátolo, aos 44 minutos do segundo tempo
Portuguesa: Bruno Henrique, aos 34 minutos do primeiro tempo

ATLÉTICO-MG: Giovanni; Marcos Rocha, Réver, Leonardo Silva e Júnior César (Alecsandro); Josué (Michel), Rosinei (Dátolo), Guilherme, Luan e Diego Tardelli; Jô.
Técnico: Cuca

PORTUGUESA: Lauro; Luis Ricardo, Moisés Moura, Valdomiro e Rogério; Ferdinando, Bruno Henrique, Souza (Carlos Alberto) e Moisés; Diogo e Gilberto (Bergson)
Técnico: Guto Ferreira

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.