Tamanho do texto

Dos 361 gols marcados até aqui na atual edição do campeonato, 85 aconteceram entre os 30 e 45 minutos do segundo tempo, de acordo com dados da Footstats

Guerrero marcou o gol da vitória do Corinthians sobre o Coritiba nos acréscimos do segundo tempo
Wagner Carmo/Inovafoto/Gazeta Press
Guerrero marcou o gol da vitória do Corinthians sobre o Coritiba nos acréscimos do segundo tempo

Os finais de jogos do Brasileirão 2013 estão frenéticos. Dos 361 gols marcados até aqui na atual edição do campeonato, 85 aconteceram entre os 30 e 45 minutos do segundo tempo, de acordo com dados da Footstats. Nenhum outro período das partidas viu a bola ir para as redes tantas vezes.

Confira a classificação atualizada e a tabela completa do Brasileirão 2013

A equipe que mais tem prejuízo com a última parte dos duelos é a Portuguesa. Segunda pior defesa do torneio com 24 gols sofridos, a Lusa tomou sete nos 15 minutos finais de seus compromissos. O fato é tão marcante que até no jogo da última quinta-feira contra o Bahia pela Copa Sul-Americana o time perdeu desta forma – Obina fez aos 45 o tento que deu a vitória aos baianos.

“Desatenção é, com certeza. Nessa situação aqui [diante do Bahia], na bola parada, o diferencial de estatura da equipe deles para a nossa era grande. É uma série de coisas. Os jogadores do Bahia estavam com ritmo total de jogo e os da Lusa, muitas vezes fazendo a primeira partida desde maio. Mas, de forma geral, só tenho a lamentar e trabalhar para que não ocorra mais. É uma situação bastante incômoda para nós”, afirmou o técnico Guto Ferreira.

LEIA:  Canindé vazio resgata clima de várzea e 'romantismo' na Copa Sul-Americana

15 MINUTOS FINAIS FRENÉTICOS NO BRASILEIRÃO 2013
TIME GOLS MARCADOS TIME GOLS SOFRIDOS
1- Atlético-PR 8 1- Portuguesa 7
2- Cruzeiro 7 = Atlético-PR 7
3- Vasco 6 = São Paulo 7
= Fluminense 6 = Fluminense 7
Portuguesa é equipe que mais sofre com gols nos finais de partidas no Brasileirão
Gazeta Press
Portuguesa é equipe que mais sofre com gols nos finais de partidas no Brasileirão
GOLS POR FAIXA DE TEMPO
0 a 15 minutos 54
15 a 30 minutos 48
30 a 45 minutos 60
45 a 60 minutos 57
60 a 75 minutos 57
75 a 90 minutos 85

A marca negativa da Portuguesa é igual à registrada por Atlético-PR, Fluminense e São Paulo. Há, porém uma ressalva: o time do Canindé levou outros sete gols entre os 15 e 30 do segundo tempo, o que evidencia essa deficiência na parte final dos jogos.

Dois destes clubes que mais tomam gols nos momentos decisivos contrastam justamente na hora de marcarem os seus. Enquanto o Atlético-PR compensa balançando as redes a maior parte das vezes também nesta faixa de tempo – foram oito até aqui –, o São Paulo faz o contrário – somente um.

“As coisas não aconteceram até agora. Estamos jogando bem, mas precisamos vencer”, disse Rafael Tolói, zagueiro são-paulino. Não à toa, a equipe paulista tem o segundo pior ataque da competição.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.