Tamanho do texto

Com apenas nove pontos, time do Morumbi terá números piores do que Grêmio, Atlético-MG, Corinthians, Vasco e Palmeiras conseguiram em 13 jogos nos anos em que caíram

Torcedor do Corinthians chora após o time ser rebaixado no Brasileirão de 2007
Gazeta Press
Torcedor do Corinthians chora após o time ser rebaixado no Brasileirão de 2007

O São Paulo vive situação inédita em sua história neste Brasileirão. Depois de somar cinco derrotas seguidas em casa pela competição nacional, o time do Morumbi encara a ameaça real do rebaixamento. E a comparação com as campanhas de outros grandes clubes que caíram mostra que novo tropeço nesta quinta-feira, diante do Atlético-PR, pode ser catastrófico.

Confira a classificação do Brasileirão 2013

A equipe dirigida por Paulo Autuori conquistou nove pontos em 12 rodadas. Uma derrota frente aos paranaenses deixará os são-paulinos com o pior início de torneio do que os cinco grandes que já foram para a Série B na era dos pontos corridos.

Primeiro a cair, o Grêmio ainda não sofria com o fantasma da segunda divisão após completar 13 jogos em 2004. A equipe tinha marcado 15 pontos e era o 17º colocado na tabela – na época, o Brasileirão era disputado por 24 clubes e eram rebaixados do 21º em diante. Os gaúchos entraram na zona da degola pela primeira vez na 29ª das 46 rodadas.

Acha que o São Paulo será rebaixado no Brasileirão? Deixe seu comentário

O ano seguinte foi marcado pela queda do Atlético-MG, que na mesma altura da atual disputa já dava pinta de que iria cair. Com somente 11 pontos, o time era o vice-lanterna depois de 13 partidas. Ainda assim, o aproveitamento era melhor do que o São Paulo de 2013.

O Corinthians foi rebaixado em 2007, mas ainda não frequentava a zona da degola na 13ª rodada. A equipe tinha 17 pontos e ocupava a 15ª posição, em um campeonato já com 20 clubes, modelo idêntico ao de hoje. A primeira visita dos alvinegros ao Z4 foi somente na 27ª jornada.

LEIA:  No último ano como capitão, Rogério Ceni atravessa a pior crise da carreira

Love marcou para o Flamengo e decretou rebaixamento do Palmeiras em 2012
Fla Imagem
Love marcou para o Flamengo e decretou rebaixamento do Palmeiras em 2012




MAIS: São Paulo recebe Atlético-PR para colocar fim a jejum de vitórias no Morumbi

Na temporada de 2008 foi a vez do Vasco. Se fazia campanha pior que a dos corintianos, a situação era aparentemente mais tranquila: com 15 pontos, os cariocas estavam no 12º lugar. Bastaram mais seis jogos, porém, para que o clube cruz-maltino entrasse pela primeira vez na zona de rebaixamento.

Último grande a ser degolado, o Palmeiras passou a maior parte do Brasileirão do ano passado entre os rebaixados. Depois de passar as primeiras partidas focado somente na Copa do Brasil, o time do Palestra Itália chegou a seu 13º compromisso com apenas dez pontos e na 18ª colocação.

Mesmo se vencer o Atlético-PR nesta quinta, o São Paulo continuará na vice-lanterna do Brasileirão. Os adversários, no entanto, terão realizado um jogo a mais. Já o clube paranaense assumirá a quarta posição em caso de triunfo no Morumbi.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.