Equipe treinada por Argel não perde para o rival há um ano, mas ambos tentam se livrar da zona de rebaixamento
América-RN e ABC fazem o Clássico Rei em cenário desconfortável na Série B do Campeonato Brasileiro. No sábado, às 16h20 (de Brasília), as equipes se enfrentam no Barretão, em Ceará-Mirim, tentando deixar a zona de rebaixamento da competição.
Comente esta notícia com outros torcedores
Além do fato de atuar como mandante, o A,érica chega em melhor situação para o duelo potiguar. O time é o 18º colocado com 13 pontos conquistados e pode escapar das quatro últimas posições em caso de vitória.
Na última rodada, o América-RN perdeu pela primeira vez com o técnico Argel Fucks, contratado no final de julho. Antes da derrota por 2 a 1 para o Ceará, a equipe tinha vencido por 1 a 0 do Atlético-GO e por 2 a 0 do ASA e empatado por 0 a 0 com o Boa Esporte.
Além disso, o América chega ao clássico com um tabu a defender: já são oito jogos e um ano sem perder para os rivais. A última vitória do ABC, por 1 a 0, foi em março de 2012. De lá para cá, o América levou a melhor em seis oportunidades e empatou em outras duas.
O técnico Argel Fucks definiu o clássico como o jogo mais importante do América na Série B até agora. "Estou satisfeito com a entrega e comprometimento dos jogadores. Independente de ser clássico ou não é o nosso jogo mais importante. Depois dele, o mais importante vai ser o nosso jogo contra a Chapecoense", declarou o treinador.
Argel não poderá contar com o zagueiro e capitão Edson Rocha, que lesionou um ligamento do joelho esquerdo e deve ficar afastado por pelo menos 15 dias. Os atacantes Laércio e Almir, por outro lado, foram regularizados e estão à disposição.
O volante Fabinho, que não atuou no último jogo, deve retornar ao meio de campo no lugar de Daniel. O lateral-direito Norberto e o meia Raí também disputam vaga com Chiquinho e Almir para retornar ao time titular.
Enquanto o América-RN melhorou após a chegada de Argel Fucks, o ABC tenta entrar numa fase positiva com Roberto Fernandes, que realiza sua estreia após ser contratado para substituir Waldemar Lemos.
Ex-treinador do América, seu último time, o novo comandante do ABC não acredita que seu passado com o antigo clube traga uma vantagem especial. "Eu conheço muito bem a equipe do América-RN, mas os jogadores também conhecem o Roberto Fernandes", afirmou.
O técnico pode promover a estreia do goleiro Getúlio Vargas e do atacante Rodrigo Silva, que já estão regularizados. Enquanto o zagueiro Flávio Boaventura e o meia Erick Flores retornam ao time após cumprir suspensão, o lateral direito Raulen, o zagueiro Gladstone e o atacante Wanderley, que se recuperam de lesão, são desfalques.
FICHA TÉCNICA
AMÉRICA-RN X ABC
Local:
Estádio Barretão, em Ceará-Mirim (RN)
Data:
10 de agosto de 2013, sábado
Horário:
16h20 (de Brasília)
Arbitro:
Francisco de Assis Almeida Filho (CE)
Assistentes:
Luis Carlos Camara Bezerra e Valdomir Antonio de Araujo Jr (ambos do RN)
AMÉRICA-RN:
Andrey; Chiquinho (Norberto), Zé Antônio, Edvânio e Renatinho Potiguar; Márcio Passos, Fabinho, Raí e Almir (Cascata); Vandinho e Rodrigo Pimpão
Técnico:
Argel Fucks
ABC:
Rafael Roballo (Getúlio Vargas); Renato, Lino, Flávio Boaventura e Guto; Bileu, Edson, Tony, Jean Carioca (Diogo Barcellos) e Erick Flores; Gilcimar (Rodrigo Silva)
Técnico:
Roberto Fernandes