Tamanho do texto

Time de Guardiola contou com dois pênaltis num mesmo lance: Müller errou a primeira cobrança, o zagueiro cometeu outra penalidade e Alaba conferiu

Robben e Müller comemoram com Alaba, que marcou o terceiro gol do Bayern
Kerstin Joensson/AP
Robben e Müller comemoram com Alaba, que marcou o terceiro gol do Bayern

Não foi fácil. Diferentemente do que se esperava, o Bayern de Munique sofreu e não encontrou facilidade para estrear com vitória no Campeonato Alemão. Com gols de Robben, Mandzukic e Alaba, o time bávaro superou a boa atuação do Borussia Monchengladbach e venceu o jogo por 3 a 1, nesta sexta-feira, na Allianz Arena, em Munique. O gol dos visitantes foi anotado pelo zagueiro braisleiro Dante, contra. No último encontro entre as duas equipes, em amistoso na pré-temporada, os atuais campeões europeus golearam por 5 a 1.

Comente esta notícia com outros torcedores

Em oposição às partidas preparatórias, quando testou novos esquemas e improvisou alguns jogadores, Pep Guardiola não inovou em sua primeira escalação do Bayern no Campeonato Alemão. Bancando apenas a entrada de Robben no lugar de Javi Martínez, que formava a dupla de volantes com Toni Kroos, o espanhol mandou a campo e mesma equipe que conquistou a tríplice coroa na temporada passada. Inclusive com o croata Mario Mandzukic entre os titulares, algo incomum para o treinador, que dificilmente opta por formações com centroavantes.

Assim, o Bayern de Munique entrou no gramado da Allianz Arena com: Neuer, Lahm, Boateng, Dante e Alaba; Kroos, Müller, Schweinsteiger, Robben e Ribéry; Mandzukic. E o primeiro gol não tardou a aparecer. Aos 11 minutos, em jogada com o ‘jeito’ de Guardiola, o time bávaro pressionou a saída de bola, e, após erro do goleiro Ter Stegen, Ribery acertou ótima enfiada para Robben tocar com categoria na saída do arqueiro. Quatro minutos depois, o placar foi ampliado. Robben cobrou falta para a área, e Ribery obrigou Ter Stegen a fazer boa defesa. No rebote, Mandzukic aproveitou o gol livre e só empurrou para as redes.

Os visitantes, então, lançaram-se ao ataque e passaram a assustar o goleiro Neuer. Aos 17 minutos, Raffael recebeu bom passe de Arango dentro da área e chutou para fora. Aos 24, o brasileiro novamente surgiu com espaço, mas arrematou fraco, facilitando a defesa do goleiro bávaro, que voltaria a trabalhar aos 29, após chegada perigosa de Kruse.

Ribery ainda acertou uma bola no travessão, mas o Bayern não conseguiu segurar o Borussia Monchengladbach, que diminuiu o marcador aos 39. Arango cruzou rasteiro pela esquerda, e Dante, com a intenção de evitar o perigo a Neuer, acabou mandando para as próprias redes. Coincidentemente, o zagueiro brasileiro, agora no Bayern de Munique, marcava um gol a favor de sua ex-equipe.

Se no primeiro tempo a partida já havia sido movimentada, no segundo foi mais ainda. Logo aos dois minutos, Herrmann levou perigo ao gol do Bayern após chute que explodiu em Raffael. Aos 11, Neuer voltou a trabalhar após bomba de Kruse da entrada da área. A partir daí, o jogo pegou fogo. As duas equipes avançaram seus jogadores e passaram a trocar ataques sem trabalhar a bola no meio de campo. Aos 14, Kroos chutou rasteiro de fora da área e acertou a trave esquerda de Ter Stegen. No contra-ataque, o Monchengladbach quase empatou com Kramer.

O Bayern, então, conseguiu segurar a bola no campo ofensivo e foi recompensado. Aos 21, Domínguez tocou a mão na bola, e o árbitro assinalou pênalti. Muller bateu mal, e Ter Stegen fez a defesa. No rebote, porém, o zagueiro do Monchegladbach colocou a mão na bola novamente, e, desta vez, Alaba não desperdiçou, ampliando o placar para os bávaros.

Com o jogo liquidado, o Bayern passou a administrar a posse de bola e controlar a partida. Como na pré-temporada, Guardiola ainda colocou Rafinha na lateral direita, deslocando Phillipp Lahm para o meio, e só esperou o apito final para comemorar a primeira vitória da equipe bávara na competição nacional.

No próximo sábado, o Bayern de Munique visita o Eintracht Frankfurt às 10h30 (de Brasília), e o Borussia Monchegladbach recebe o Hannover, às 13h30. Os jogos serão válidos pela 2ª rodada do Campeonato Alemão.

    Leia tudo sobre: bayern de munique
    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.