Tamanho do texto

Atual campeão tenta manter seu reinado no Campeonato Alemão com a contratação de reforços de peso, como Götze e Guardiola

Guardiola vai treinar o Bayern na temporada
Matthias Schrader/AP
Guardiola vai treinar o Bayern na temporada

Depois de passear na temporada passada da Bundesliga, o Bayern de Munique é, sem dúvida, o time a ser batido na edição do Campeonato Alemão que começa nesta sexta-feira. Para tentar se manter no topo, a equipe da Baviera fortaleceu ainda mais seu elenco com as contratações de Mario Götze e Thiago Alcântara, além de contar com a chegada do cobiçado treinador espanhol Pep Guardiola.

Confira mais notícias e opiniões sobre o futebol germânico no Blog do Alemão

E tem bastante gente interessada em acabar com o reinado bávaro. O clube que promete bater de frente com Bayern é o Borussia Dortmund, atual vice-campeão alemão e da Champions League. Mesmo perdendo Götze para o rival, a equipe amarela se reforçou com o meia armênio Henrikh Mkhitaryan e com o atacante gabonês Aubameyang e ainda conseguiu manter seu artilheiro Lewandowski, pretendido por muitos clubes europeus.

Veja as camisas dos 18 times alemães para temporada 2013/2014

Uma amostra disso já foi dada na disputa da Supercopa da Alemanha, realizada no final do mês de julho, abrindo oficialmente a temporada no país - o Borussia Dortmund recebeu o Bayern na partida única e goleou por 4 a 2, ficando com a taça. O resultado já colocou um ponto de interrogação no possível êxito de Guardiola no time de Munique.

ESTÁDIOS LOTADOS
A média de público na Alemanha é a melhor do mundo. Na temporada passada, a média foi de 42.646 torcedores nos estádios, com ocupação de 95% nas arenas. E esse número deve aumentar ainda mais, já que o Hertha Berlim está de volta à elite e no seu estádio, o Olímpico, cabem 75 mil espectadores. Aliado a isso está o rebaixamento do Greuther Fürth, que tem uma arena que comporta apenas 16 mil torcedores.

Confira fotos do título alemão do Bayern de Munique :

JOGADORES BRASILEIROS
Serão no 15 total: Dante, Luiz Gustavo e Rafinha (Bayern de Munique); Diego, Felipe Lopes e Naldo (Wolfsburg), Ronny (Hertha Berlim); Raffael (Borussia M'gladbach); Felipe Santana (Schalke); Anderson Bamba (Frankfurt); França e Felipe (Hannover); Roberto Firmino (Hoffenheim); Marcos Antonio (Nuremberg); Cacau (Stuttgart).

AGENDA
Início
: 9 de agosto de 2013
Término : 10 de maio de 2014
Times que subiram : Hertha Berlim e Eintracht Braunschweig
Times que caíram : Greuther Fürth e Fortuna Düsseldorf
Vagas na Champions : Quatro
Vagas na Liga Europa : Duas
Vagas diretas de rebaixamento : Duas

BRIGA PELO TÍTULO
Além de Bayern e Dortmund, outras duas equipes começam o Campeonato Alemão como candidatas. O Bayer Leverkusen é uma delas, já que manteve a mesma base que terminou a última edição do torneio na terceira colocação - na competição passada, inclusive, o Leverkusen foi o único time que derrotou o Bayern dentro da Allianz Arena. Apesar de ter perdido Schürrle para o Chelsea, o clube contratou o jovem sul-coreano Son, destaque do Hamburgo, e o meia Emre Can, do Bayern.

Alemão e Francês dão a largada nas ligas nacionais da Europa. Confira a agenda

Mesmo sem nunca ter conquistado a Bundesliga na sua história, o Schalke também aparece com boas possibilidades de brigar na parte de cima da tabela. Os Azuis-Reais mantiveram seus principais nomes e ainda se reforçaram em posições pontuais. O principal reforço é o defensor brasileiro Felipe Santana, que chega para arrumar a defesa, ponto fraco da equipe nas últimas épocas. Os jovens Goretzka e Szalai também foram contratados.

Diego comanda o time do Wolfsburg
Getty Images
Diego comanda o time do Wolfsburg

LUTA POR VAGAS EUROPEIAS
Os postulantes ao título, obviamente, são os favoritos a ficarem com as quatro vagas na Champions League. Mas surpresas podem acontecer. Algumas equipes pretendem ficar no G4 da Bundesliga ou, na pior das hipóteses, conseguir classificação para a Liga Europa.

Na edição passada, o Wolfsburg começou o torneio de forma decepcionante, mas terminou muito bem, apesar de ter sido uma reação tardia. O meia Diego e o zagueiro Naldo comandam a equipe, que promete surpreender. Borussia M'gladbach, Stuttgart e Frankfurt são as outras forças que devem sonhar com vagas europeias.

EQUIPES COADJUVANTES
O Hamburgo deixou a sua tradição lá no passado e há tempos vem fazendo figuração no Campeonato Alemão. Com a perda do sul-corenao Son, um de seus grandes destaques, a performance não deve ser diferente nesta temporada. Freiburg, Hoffenheim, Mainz, Hannover e Hertha Berlim também têm elencos para fazer uma boa competição, mas sem almejar grandes objetivos.

BRIGA CONTRA O REBAIXAMENTO
Werder Bremen é um dos fortes candidatos ao descenso, mesmo sendo considerado um clube grande dentro da Alemanha. O time quase caiu na temporada passada e os torcedores alviverdes podem esperar por mais sofrimento, até porque a equipe já foi eliminada da atual edição Copa da Alemanha por um rival da 3ª divisão e não fez contratações de peso. E o pior. Ainda perdeu Kevin de Bruyne e Sokratis Papastathopoulos, dois dos poucos destaques do elenco.

Campeões nacionais europeus buscam se reforçar para acabar com reino do Bayern

Quem também escapou por pouco na Bundesliga passada foi o Augsburg. A tendência é que o time da região da Baviera siga brigando nas últimas colocações, assim como o recém-promovido Braunschweig, que tem um elenco limitado. Já o Nuremberg, tão tradicional quanto o Werder, conta com jogadores de nível mediano para baixo e é outro candidato ao rebaixamento.

    Leia tudo sobre: Bayern de Munique
    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.