Tamanho do texto

Apenas Santa Cruz, Corinthians e São Paulo figuram em relação liderada pelo Dortmund

Apenas três clubes brasileiros estão na lista dos 100 times que mais atraíram público para seus jogos entre 2012 e 2013: Corinthians , Santa Cruz e São Paulo . Nenhum deles, porém, ocupa uma boa posição na relação. O time do Parque São Jorge é 91º da lista. A equipe pernambucana, na Série C do Brasileirão, é a 95ª e o São Paulo o 98º. O levantamento foi feito pela Pluri Consultoria.

Santa Cruz e Corinthians já figuravam na lista em 2012, mas ambos caíram muito de posição. O time de Recife era o 39º com média de público de 36,9 mil pessoas por jogo. Agora tem 24,3 mil de média. O time paulista, dono da melhor média da Série A dos últimos anos, tinha média de 29,4 mil. Agora é de 25,2 mil por jogo. 

O Borussia Dortmund é o clube com as melhores médias de público do mundo
AP
O Borussia Dortmund é o clube com as melhores médias de público do mundo

O ranking é feito considerando apenas dados de campeonatos nacionais, comparando-se a última temporada completa em cada um dos países analisados. O Borussia Dortmund, com média superior a 80 mil torcedores por jogo, lidera a lista mais uma vez. 

As três primeiras posições permaneceram inalteradas na última temporada. Além do Dortmund, aparece o Manchester United com média de 75,5 mil por jogo e o Barcelona, que leva cerca de 
71,7 mil torcedores por jogo. 

Entre os 10 primeiros, há quatro clubes alemães (Dortmund, Bayern, Schalke e Hanburgo), três ingleses (Manchester United, Arsenal e Newcastle), dois espanhóis (Barcelona e Real Madrid) e um holandês (Ajax).

Na lista de 100 clubes há representantes de 20 países. A Alemanha lidera com 23 times, seguidos por 18 da Inglaterra, nove da Espanha e sete da Itália. O primeiro clube não Europeu da lista é o Seattle Sounders, da liga norte-ameicana. O time da da MLS é o 25º colocado com média de 43,1 mil torcedores por jogo. 

Entre os clubes não europeus há cinco do México, quatro da China, três do Irã, três do Japão, três da Argentina, três do Brasil e um do Equador. O Barcelona de Guayaquil é, inclusive, o melhor sul-americano. Ocupa a 53ª posição com média de 33,5 mil por jogo. 

Melhores públicos do mundo em 2013
Reprodução/Pluri Consultoria
Melhores públicos do mundo em 2013


    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.