Tamanho do texto

Queda em casa significou eliminação ou perda de título em disputas recentes por competições continentais. Nesta quarta, time decide taça com o Corinthians no Pacaembu

Corinthians venceu o jogo de ida da Recopa no Morumbi e complicou vida são-paulina
SÉRGIO BARZAGHI/GAZETA PRESS
Corinthians venceu o jogo de ida da Recopa no Morumbi e complicou vida são-paulina

O Morumbi é motivo de orgulho para a torcida do São Paulo . Mas, nos últimos anos, a equipe tem colecionado fracassos continentais impulsionados por resultados ruins dentro de seu estádio. E a história pode se repetir na Recopa 2013.

LEIA:  Corinthians defende empate em tira-teima continental com São Paulo

Contra o Corinthians, o São Paulo foi derrotado por 2 a 1 no Morumbi e terá de buscar o título no Pacaembu, tido como a casa corintiana. Uma vitória por dois gols de diferença sobre o arquirrival é necessária. Caso triunfe por um gol, a disputa vai para os pênaltis. Mas um histórico recente mostra a dificuldade de recuperação após tropeços no Morumbi.

Na Copa Libertadores de 2004, o clube enfrentou o Once Caldas na semifinal. A equipe não conseguiu se impor no Morumbi no primeiro jogo do mata-mata e empatou por 0 a 0. No duelo de volta, na Colômbia, derrota por 2 a 1 e eliminação.

MAIS:  Sem Libertadores, Tite mira Recopa em busca de melhor ano da carreira

Dois anos depois, o adversário foi o Internacional na decisão. Novamente jogando a primeira em casa, o São Paulo perdeu por 2 a 1. Na partida seguinte, até buscou um empate por 2 a 2 no Beira-Rio, mas não foi o suficiente para evitar o vice-campeonato.

Ainda em 2006, o time paulista encarou o Boca Juniors pela Recopa. Depois de perder por 2 a 1 na Bombonera, não conseguiu se recuperar no Morumbi. Com uma igualdade por 2 a 2, teve que ver os argentinos dando a volta olímpica.

Derrota para o Atlético-MG no Morumbi custou eliminação do São Paulo na Libertadores deste ano
Miguel Schincariol/ Divulgação
Derrota para o Atlético-MG no Morumbi custou eliminação do São Paulo na Libertadores deste ano

VEJA:  Recopa coloca desempenho de Autuori em decisões à prova no Pacaembu

Nas edições de 2009 e 2013 do principal torneio do continente, o São Paulo perdeu em casa e como visitante. Diante do Cruzeiro há quatro anos, foram duas derrotas por 2 a 0. Na atual temporada, o clube caiu diante do Atlético-MG por 2 a 1 em seu estádio e por 4 a 1 em Belo Horizonte.

Em outras duas oportunidades, a equipe até venceu em seus domínios, mas acabou derrotada no confronto como um todo. Na final da Libertadores 1994, os tricolores bateram o Velez Sarsfield por 1 a 0 e perderam nos pênaltis. O mesmo aconteceu diante do River Plate na Copa Sul-Americana de 2003: triunfo por 2 a 0 e queda nas penalidades.