Tamanho do texto

Barcelona, Juventus, Manchester United e PSG se movimentam no mercado para mostrar força não só dentro de seus países e desafiar os reis da Europa

Guardiola é apresentado como técnico do Bayern
Matthias Schrader/AP
Guardiola é apresentado como técnico do Bayern

Depois de conquistar tudo o que disputou, o Bayern de Munique tem como desafio na próxima temporada confirmar que, de fato, está construindo um novo reinado na Europa. Para isso, o time alemão não só manteve as principais peças do elenco como já acertou duas contratações. Uma é o zagueiro Jan Kirchhoff, que veio do Mainz sem custo. Outra é o meia  Mario Götze, adquirido junto ao Borussia Dortmund por 37 milhões de euros . Há ainda aquela que talvez seja a principal novidade na equipe: a troca de treinador. Quem assume o lugar de Jupp Heynckes é justamente um técnico acostumado ao domínio sobre o continente: Pep Guardiola.

Algum time conseguirá acabar com o reinado do Bayern na Europa? Comente

Dirigido por Guardiola, o time do Barcelona se colocou nos últimos anos entre os mais fortes da história do futebol. Entre os principais momentos desta união, destacam-se as Ligas dos Campeões e os Mundiais de 2009 e 2011. Na temporada 2012/13, porém, já sem o treinador por perto, o clube espanhol foi dominado na semifinal da competição europeia pelo Bayern. Motivado por este episódio, se movimenta no mercado para tentar voltar ao topo. A primeira ação foi finalizar a contratação daquele que era considerado o melhor jogador do mundo atuando fora do Velho Continente: o ex-santista Neymar .

Apesar de ter fechado com o atacante, o Barcelona parece disposto a fortalecer a defesa, setor que se mostrou mais frágil durante os embates com o Bayern. Tanto é que o técnico Tito Villanova colocou a contratação de Thiago Silva, capitão da seleção brasileira, como prioridade  no time catalão, campeão espanhol com sobras na última temporada.

Tevez tira foto com torcedor da Juventus em Turim
AP
Tevez tira foto com torcedor da Juventus em Turim

O caso da Juventus é parecido. Apesar de conquistar o Campeonato Italiano sem sustos, a equipe de Turim não mostrou resistência diante do Bayern e foi eliminada nas quartas de final da Liga dos Campeões. Para ampliar o domínio pela Europa, o clube resolveu investir no seu principal ponto fraco na última temporada. Neste caso, o ataque. Foram contratados o argentino Carlos Tevez e o espanhol Fernando Llorente .

Campeões na Inglaterra e na França, respectivamente, Manchester United e PSG também buscam aumentar o grau de competitividade do elenco para a Liga dos Campeões. Tudo para tentar acabar com o domínio dos campeões alemães que se desenha.

Veja as movimentações dos campeões nacionais europeus que desafiam o Bayern:


    Leia tudo sobre: Bayern de Munique

    Notícias Recomendadas

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.