Tamanho do texto

Jogo entre amigos de Ronaldo e os de Bebeto acontece às 19h no novo Maracanã, que terá capacidade para mais de 78 mil pessoas

Quando a bola rolar para o jogo festivo deste sábado, às 19h, entre os amigos de Ronaldo e os de Bebeto, será iniciada uma nova era do futebol brasileiro. O gigante, um senhor de 63 anos, que ficou adormecido por dois anos e oito meses, nem de longe lembra o velho Maracanã, que habita a memória dos torcedores.

Os estádios brasileiros ficarão prontos para a Copa de 2014?Opine!

Veja fotos do andamento das obras do Maracanã:


Da construção sobrou apenas o esqueleto do antigo estádio, construído entre 1948 e 1950, para a Copa do Mundo daquele ano. O monumento de concreto foi entregue sem jamais estar pronto. Mas hoje a história é bem diferente. As obras ainda não acabaram, mas a modernidade e o conforto do novo estádio saltam aos olhos.

Leia mais: São Paulo volta atrás e coloca seus CTs à disposição para Copa do Mundo de 2014

O Maracanã tem agora capacidade para 78.838 — um número ínfimo perto dos seus recordes de público, até hoje insuperáveis.

Os números podem até ser menores, mas impressionam: quatro telões de altíssima resolução, 110 camarotes de até 50 metros² (com salas de estar e banheiros) com ar-condicionado, quatro novas rampas de acesso, 17 elevadores, 12 escadas rolantes, 292 banheiros e 60 bares.

Dilma na torcida
O Maracanã vai receber um público seleto, que ocupará apenas 30% de seus assentos. Apenas operários e seus familiares estarão na arquibancada, além das autoridades. A presidente Dilma Rousseff estará presente e o esquema de segurança foi reforçado. A polícia proibiu a circulação de pessoas pelo estádio e o acesso de jornalistas ao gramado foi restringido. As ruas no entorno do estádio estarão fechadas três horas antes do evento.

Inicialmente, o estádio está previsto para ser reinaugurado no dia 2 de junho, com o amistoso entre Brasil e Inglaterra. Mas a Federação de Futebol do Rio negocia com a CBF e o comitê organizador da Copa para que um clube jogue no estádio antes dessa data. A final da Taça Rio está praticamente descartada, mas existem outras possibilidades, como os jogos de Bota e Fla pela Copa do Brasil, e os do Flu na Libertadores.

Antes de um jogo oficial, a festa. E ela tem tudo pra ser boa, à altura de um estádio que já foi o maior do mundo. Em campo, ídolos da história do nosso futebol. A partida será disputada em dois tempos de 30 minutos com intervalo de dez, mas será o suficiente para o Rio matar a saudade do Maraca.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.