Tamanho do texto

Zagueiro vive dia de artilheiro e garante vaga da equipe comandada por Dunga nas semifinais da Taça Farroupilha

O zagueiro Juan viveu um dia de artilheiro neste domingo, em Caxias do Sul. Foi com dois gols seus que o Internacional derrotou o Lajeadense por 2 a 1, no Centenário, pelas quartas de final da Taça Farroupilha. A vitória de virada coloca o Colorado entre os quatro melhores do segundo turno do Gauchão.

Confira as imagens dos principais jogos dos campeonatos estaduais nesse domingo:

Muito organizado, o Lajeadense saiu na frente aos 12 minutos, em cabeçada do zagueiro Gabriel após escanteio, e passou a se defender. No entanto, o Inter deixava espaços generosos para o contragolpe. Na etapa final, o Colorado encurralou o time de Lajeado até virar o placar, e conseguiu através de dois gols do zagueiro Juan, sempre após bolas paradas.

Classificado, o Inter pega agora o vencedor de Passo Fundo x Veranópolis, que jogam no fim da tarde deste domingo, no Vermelhão da Serra. A partida deve ocorrer no próximo final de semana, e terá como local o Estádio Centenário, seja qual for o adversário rubro. O Lajeadense, campeão do interior em 2013, está eliminado da competição.

O jogo

O Lajeadense jogou bem postado defensivamente, com a proposta de aproveitar as bolas paradas e segurar a pressão colorada. Logo aos 12 minutos, marcou seu gol: o zagueiro Gabriel subiu mais que todo mundo em cobrança de escanteio e fez 1 a 0. O gol fez o Inter acordar: aos 17, Leandro Damião escorou para o meio da área e o zagueiro Micael tirou de rosca, quase marcando gol contra.

O Inter passou a pressionar o time visitante em busca do empate, mas cedia espaços para o contragolpe. Aos 25, D’Alessandro bateu falta com muito perigo, mas Eduardo Martini deu tapinha para escanteio. A seguir, Micael tirou em cima da linha após falta levantada por Forlán. A resposta veio aos 28: em tabela rápida, Jandson deixou com Renan Oliveira, que bateu já dentro da área por cima.

Sempre na bola parada, o Inter tentava cercar a área do time de Lajeado. Aos 31, Fabrício bateu falta com força e Martini defendeu em dois tempos. Aos 34, D’Alessandro levantou na cabeça de Rodrigo Moledo, que tocou para fora. Na jogada seguinte, Renan Oliveira puxou contra-ataque, mas chutou mal, por cima.

Com apoio da torcida e com D’Alessandro mais inspirado, o Inter voltou pressionando no segundo tempo. E a bola aérea seguia sendo a principal arma colorada. Logo aos dois minutos veio o empate: Forlán levantou falta da intermediária e Juan deu uma casquinha que matou Martini: 1 a 1. Aos quatro, em nova falta, D’Ale buscou o ângulo, mas o goleiro do Lajeadense fez grande defesa.

A pressão aumentava. Aos sete, os jogadores colorados pediram pênalti em uma bola que teria batido no braço do zagueiro Márcio Gabriel. Na sequência, D’Alessandro fez boa jogada pela direita e cruzou rasteiro para Gabriel, que bateu de primeira, na área, com muito perigo. Aos 12, Martini defendeu bom chute de D’Ale. Três minutos depois, o argentino chutou no travessão após escanteio batido por Forlán. No rebote, com o gol aberto, Fabrício mandou por cima.

Aos 20, o goleiro do Lajeadense impediu gol de Fred. No lance seguinte, a virada: em escanteio batido do lado direito, Rodrigo Moledo subiu mais que a defesa e cabeceou para milagre de Martini, mas Juan pegou a sobra e fez seu segundo gol no jogo. O time visitante respondeu a seguir, em cabeçada de Léo com perigo para fora. Aos 28, Forlán cruzou para o meio da área e Aírton, desajeitado, pegou mal na bola.

O Lajeadense tentou partir para cima em busca do empate, mas não obteve sucesso. Bem postado, o Inter evitou sempre o perigo, embora não tenha tido chegadas perigosas para tentar ampliar a vantagem.

FICHA TÉCNICA - INTERNACIONAL 2 x 1 LAJEADENSE

Local: Estádio Centenário, em Caxias do Sul
Data: 21 de abril de 2013, domingo
Horário: 16 horas (de Brasília)
Árbitro: Leandro Vuaden (Fifa)
Assistentes: Marcelo Barison e José Eduardo Calza
Cartões amarelos:  Vítor Júnior (Internacional); Jandson, Ramon e Márcio Goiano (Lajeadense)

Gols:
INTERNACIONAL: Juan, aos 2 e aos 21 minutos do segundo tempo
LAJEADENSE: Gabriel, aos 12 minutos do primeiro tempo

INTERNACIONAL: Muriel; Gabriel, Rodrigo Moledo, Juan e Fabrício; Aírton, Willians, Fred (Ygor) e D’Alessandro; Forlán (Caio) e Leandro Damião
Técnico: Dunga

LAJEADENSE: Eduardo Martini; Márcio Gabriel, Micael, Gabriel e Márcio Goiano; Rudiero, Reinaldo, Ramon (Maicon) e Renan Oliveira (Ricardo Maria); Josimar (Léo) e Jandson
Técnico: Flávio Campos