Tamanho do texto

Equipe catarinense foi até as quartas de final em 1992. Santo André, em 2005, e Paulista de Jundiaí, em 2006, cairam na fase de grupos

A vitória por 1 a 0 sobre o Libertad na noite de quinta-feira selou a classificação antecipada do Palmeiras para as oitavas de final da Libertadores. O time do Palestra Itália é o segundo brasileiro da Série B que consegue avançar ao mata-mata da competição continental. O primeiro foi o Criciúma, em 1992.

Deixe o seu recado e comente a notícia com outros torcedores

A equipe catarinense disputou a Libetadores após ganhar a Copa do Brasil de 1991. Na época, chegou a ganhar do São Paulo por 3 a 0 na estreia e terminou na liderança em um grupo que tinha ainda os bolivianos Bolivar e San Jose. A eliminação veio justamente diante dos paulistas, que se sagrariam campeões, nas quartas de final.

Leia mais: Com um a menos, Palmeiras bate Libertad e garante vaga nas oitavas

Os demais brasileiros que disputaram o torneio sul-americano e a Série B no mesmo ano foram o Santo André e o Paulista de Jundiaí, em 2005 e 2006, respectivamente. O clube do ABC caiu na chave do Palmeiras, inclusive, e foi eliminado justamente pelo rival. Isso porque a primeira vaga do grupo ficou com o Cerro Porteño, do Paraguai.

Veja também: Gilson Kleina exalta os 35 mil torcedores que lotaram o Pacaembu

Já o Paulista chegou a derrotar o tradicional River Plate, mas caiu na fase de grupos também. Os argentinos e o paraguaio Libertad foram os classificados. Na atual edição, o Palmeiras foi o terceiro time do Brasil a garantir seu lugar nas oitavas de final. Atlético-MG e Corinthians também já estão garantidos.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.