Tamanho do texto

Com duas rodadas por jogar, seis dos oito classificados estão definidos e as outras duas vagas estão praticamente encaminhadas

São Paulo e Corinthians já estão classificados
Fernando Dantas/Gazeta Press
São Paulo e Corinthians já estão classificados

A defasada fórmula do Campeonato Paulista garante pelo segundo ano seguido uma reta final de primeira fase sem nenhuma emoção para a maioria dos torcedores dos times do Estado. A duas rodadas do término da primeira fase, os oito times que avançarão para as quartas de final não deverão ser modificados. Foi assim também em 2012 , quando as duas últimas rodadas serviram apenas para desenhar os enfrentamentos das quartas. 

Leia também: Federação Paulista admite estudo para mudar o formato do Estadual

Neste ano, São Paulo, Ponte Preta, Mogi Mirim, Santos, Corinthians e Palmeiras já estão classificados e só esperam o final da fase para conhecerem seus próximos adversários. O Botafogo de Ribeirão Preto precisa de dois pontos para carimbar a vaga e o Penapolense, com três pontos de vantagem para Linense e Bragantino precisa de uma vitória para sacramentar a oitava vaga.

Com o desenho atual dos classificados, os confrontos das quartas de final seriam os seguintes: São Paulo x Penapolense; Ponte Preta x Botafogo-SP; Mogi Mirim x Palmeiras e Santos x Corinthians . Os confrontos da próxima fase são em jogo único na casa do time de melhor campanha. Empate no tempo normal leva a decisão para os pênaltis.

Na parte de baixo da tabela, a situação do rebaixamento está em aberto, mas dois times estão bem próximos do descenso. O Guarani, com 10 pontos, precisa de um milagre para escapar. Paulista e São Bernardo, com 17 pontos, devem se salvar com mais uma vitória. Atlético Sorocaba, 16, e Mirassol, 15, também estão ameaçados. Ituano, 14, União Barbarense, 13 (e um jogo a menos) e São Caetano, 12, acompanham o Guarani na zona de rebaixamento.

Veja os oito melhores times do Campeonato Paulista a duas rodadas do final

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.