Tamanho do texto

Luxemburgo leva titulares a campo para último teste antes de jogo decisivo pela Libertadores

Fábio Aurélio será titular pela 1ª vez no Grêmio
Flickr oficial do Grêmio
Fábio Aurélio será titular pela 1ª vez no Grêmio

Tudo o que o Grêmio fez nas últimas quatro semanas foi pensando no jogo da próxima quarta, contra o Fluminense. Mudanças de esquema, alternativas de banco, opção para o lugar do suspenso Elano, entre outras medidas. Neste sábado, o Grêmio enfim realizará seu último ensaio para o jogo decisivo da próxima quarta, pela Libertadores. O adversário é o Cerâmica, pela penúltima rodada da fase de grupos da Taça Farroupilha, na Arena.

Se Elano já tem jogado pouco justamente para que o técnico Vanderlei Luxemburgo possa encontrar seu substituto, uma lesão sofrida no treino desta quinta tirou de vez o camisa 7 do jogo deste final de semana. O meia sentiu dores no joelho, e ainda será reavaliado para saber o tempo de parada. Zé Roberto também deixou o treino com dores, mas jogará normalmente. O substituto de Elano, tanto contra o Cerâmica quanto diante do Fluminense, deve ser Marco Antônio.

Na lateral esquerda, como André Santos foi convocado por Luiz Felipe Scolari para o amistoso contra a Bolívia, neste sábado, Fábio Aurélio começará pela primeira vez uma partida como titular do Grêmio. Contra o Passo Fundo, ele finalmente fez sua estreia, entrando no segundo tempo, após nove meses de seguidas lesões que o impediram de atuar pelo Tricolor Gaúcho.

O goleiro Dida, recuperado de uma lesão na coxa esquerda, está de volta ao gol gremista. Na frente, Vargas e Barcos voltam a formar a dupla de ataque. Kleber e Welliton serão as opções no banco de reservas para o técnico Vanderlei Luxemburgo.Depois de um bom primeiro turno, quando chegou a se classificar para os mata-matas, o Cerâmica pena na Taça Farroupilha. A equipe de Gravataí ocupa a última colocação do Grupo A, com apenas 3 pontos. Praticamente sem chances de classificação, o time luta contra o rebaixamento - está apenas um ponto à frente do Cruzeiro-RS, o primeiro que estaria caindo para a Segundona 2014.

O técnico do Cerâmica é Luís Eduardo, ex-zagueiro do Grêmio nos anos 80. Apesar de reconhecer as dificuldades, ele afirma que o objetivo é uma vitória na Arena: "respeitamos o adversário, mas sabemos do potencial do nosso grupo. Vamos trabalhar muito durante a semana para buscar esses três pontos, mesmo sendo fora de casa".

O Grêmio, por sua vez, garantirá sua classificação aos mata-matas deste segundo turno do Gauchão se vencer o jogo. Com 10 pontos, o Tricolor divide a vice-liderança da chave com o Novo Hamburgo e está atrás apenas do Passo Fundo, que tem 11. O objetivo gremista é terminar na liderança da chave e garantir a vantagem de disputar os próximos confrontos eliminatórios na Arena, sem o desgaste de viagens.

Outros três jogos movimentam o sábado pelo Gauchão. No grupo gremista, se enfrentam Cruzeiro-RS x Caxias, às 16h, e Lajeadense x Novo Hamburgo, às 20h30. Pela chave colorada, jogam Juventude x Canoas, às 16h. A penúltima rodada se completa com outros quatro jogos neste domingo.

FICHA TÉCNICA
GRÊMIO X CERÂMICA

Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS)
Data: 6 de abril de 2013, sábado
Horário: 21 horas (de Brasília)
Árbitro: Francisco Silva Neto
Assistentes: Vilmar Burini e Antônio César Domingues Padilha

GRÊMIO: Dida; Pará, Cris, Werley e Fábio Aurélio; Fernando, Souza, Marco Antônio e Zé Roberto; Vargas e Barcos
Técnico: Vanderlei Luxemburgo

CERÂMICA: Villa; Saraiva, Alexandre, Marcão e Zaquel; Pedro, Cidinho, Róbson e Soares; Serginho Catarinense e Murilo
Técnico: Luís Eduardo

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.