Tamanho do texto

Em casa, espanhóis recebem rivais da Turquia no jogo de ida das quartas de final da Liga dos Campeões

Pelas quartas de final da Liga dos Campeões, o Real Madrid , nove vezes campeão da Liga dos Campeões, recebe o Galatasaray, que tem como melhor campanha a da temporada 1988/89, quando alcançou as semifinais. A partida está marcada para as 15h45 (de Brasília).

Cristiano Ronaldo é a principal arma do Real Madrid na Liga dos Campeões
Lalo R. Villar/AP
Cristiano Ronaldo é a principal arma do Real Madrid na Liga dos Campeões

No Grupo D, o chamado grupo da morte da atual edição, que contava com Ajax, Manchester City e Borussia Dortmund, o Real Madrid não passou sustos, mas se classificou apenas em segundo lugar, atrás do Borussia Dortmund, perdendo o direito de decidir em casa os duelos da fase final.

Nas oitavas, uma surpresa no sorteio e dois dos favoritos ao título se enfrentaram, prematuramente para a maioria dos críticos. Os merengues levaram a melhor sobre o Manchester United após empatarem em casa em 1 a 1 e vencerem fora por 2 a 1, com gol decisivo de Cristiano Ronaldo.

O técnico da equipe, José Mourinho, descarta qualquer favoritismo dos espanhóis e exalta o grande elenco montado pelos rivais turcos para a fase final da Liga dos Campeões, com as grandes contratações de Sneijder e Drogba.

No Galatasaray, o marfinense Drogba é um dos principais destaques
AP
No Galatasaray, o marfinense Drogba é um dos principais destaques

“Nesta fase não existem favoritos. São oito equipes que já têm uma trajetória na competição, que já venceram uma eliminatória. O Galatasaray tem um treinador experiente e jogadores que já estiveram nos melhores times do mundo. Estão preparados para esta fase”, afirmou.

O confronto marca também o duelo de dois artilheiros da Liga dos Campeões: Cristiano Ronaldo e Burak Yilmaz, que já marcaram oito gols cada na competição e dividem a artilharia com Messi. O português faz questão de manter a confiança, mas elogia o artilheiro turco.

“É um jogador que está muito bem na Liga dos Campeões. Marcar oito vezes nessa competição é algo muito difícil. Temos que estar concentrados como sempre. Jogamos bem no Camp Nou, contra o Barcelona e aqui no Bernabéu diante do Manchester. As coisas estão indo muito bem para o nosso time, estamos com mais confiança, a equipe está melhor e estamos numa sequência boa de partidas. Queremos seguir assim até o fim da temporada”, analisou o gajo.

Do lado do Galatasaray, a aposta está não só em Yilmaz, que balançou as redes 18 vezes em 23 partidas em 2013, mas também nos experientes Sneijder e Drogba, as grandes contratações do time para esta fase da competição.A torcida apaixonada também é um fator que pode desequilibrar para o time de Felipe Melo. Segundo informações da imprensa espanhola, cerca de dez mil torcedores do Galatasaray estarão presentes no Santiago Bernabéu. Contra o Schalke 04, no jogo que determinou a classificação do time, foram cinco mil.

O trajeto da equipe até às quartas foi mais sofrido que o do rival. No Grupo H, ao lado de Manchester United, Cluj e Braga, os turcos só avançaram no critério do confronto direto, empatados em pontuação com o Cluj na segunda colocação.

Nas oitavas de final, depois de empatar em casa contra o Schalke, o Galatasaray mostrou força e soube usar o apoio dos fãs na Alemanha para vencer por 3 a 2 fora de casa e garantir uma vaga entre os oito melhores.

O presidente do clube, Unal Aysal ofereceu uma premiação de 25 mil euros (aproximadamente R$ 65 mil) para cada jogador, caso o time passe à próxima fase. A Uefa pode pagar ao todo 10 milhões de euros (cerca de R$ 26 milhões) para o time classificado, em caso de dois triunfos.

O atacante Altintop, que já jogou no Real Madrid, lembrou do favoritismo do adversário, mas disse que não vai faltar ousadia ao Galatasaray: “Mesmo que eles sejam favoritos, esse jogo é uma grande oportunidade para nós, o que não significa que estejamos sob pressão. Somos um time de coragem e temos um técnico corajoso. Vamos jogar com vontade e acreditar que podemos vencer”, declarou.

Tanto José Mourinho quanto Fatih Terim poderão contar com seus principais jogadores e escalar os times titulares para o jogo. Apenas Casillas continua de fora, por conta de uma lesão no dedo.

Na história do confronto são quatro jogos e duas vitórias para cada lado, sendo que os turcos já levantaram um troféu contra os rivais espanhóis: o da Supercopa da Europa de 1999/00, em Monaco.

FICHA TÉCNICA - REAL MADRID x GALATASARAY

Local: Estádio Santiago Bernabéu, em Madri, Espanha
Data: 03 de abril de 201, quarta-feira
Horário: 15h45 (de Brasília)
Árbitro: Sven Moen (NOR)
Assistentes:  Kim Haglund e Frank Andas (ambos da Noruega)

REAL MADRID: Lopez; Arbeloa, Varane, Sergio Ramos e Fabio Coentrao; Khedira, Xabi Alonso, Di Maria , Ozil e Cristiano Ronaldo; Benzema.
Técnico:  José Mourinho

GALATASARAY: Muslera; Eboue, Semih, Nounkeu e Riera; Altintop, Felipe Melo, Selcuk e Sneijder; Drogba e Yilmaz.
Técnico: Fatih Terim

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.