Tamanho do texto

Com nove pontos, o time do Couto Pereira fica nove pontos atrás do líder Londrina

O Coritiba tentou, mas não deu ao lanterna e virtual rebaixado Nacional na noite deu quinta-feira a oportunidade de conquistar sua primeira vitória no Campeonato Paranaense 2013 e, nos acréscimos, achou um empate em 1 a 1, no Estádio Erick George, mas praticamente deu adeus às chances de conquistar o returno e, consequentemente, o tetracampeonato antecipado. Com nove pontos, o Alviverde fica outros nove pontos atrás do líder Londrina.

O NAC surpreendeu e, aos oito minutos, aproveitando uma falha defensiva, Thiago Henrique apareceu na área para aproveitar cruzamento e empurrar para as redes. Depois do intervalo, o técnico Marquinhos Santos modificou o esquema tático do Coxa, mas não conseguiu muito resultado em uma piores atuações do time na temporada. Até que, aos 46 minutos, Eltinho cobrou falta e Chico desviou para as redes.

Coritiba tropeçou no lanterna Nacional
Site oficial
Coritiba tropeçou no lanterna Nacional

Na próxima rodada, o Nacional terá pela frente o Toledo Colônia Work, domingo, no Estádio Erick Georg, em Rolândia. Já o Coritiba recebe no Arapongas, no mesmo dia, no Estádio Couto Pereira.

O jogo
Sem Alex e precisando se reabilitar da derrota no clássico diante do Paraná, o Alviverde começou a partida com maior posse de bola, mas sem conseguir criar uma oportunidade real de gol. O NAC, por sua vez, estava recuado, mas sobe aproveitar sua primeira chance. Aos oito minutos, Eltinho errou na saída de bola, Rafinha aproveitou e cruzou para Thiago Henrique aparecer e tocar para o fundo das redes e abrir o placar. O Coxa quase respondeu aos 10 minutos, com Arthur, que testou firme para defesa de Vinícius.

Para piorar a situação do Coritiba, Robinho sentou uma lesão e pediu para ser substituído. A equipe de Rolândia se defendia bem e esperava para sair nos contra-ataques. Aos 19 minutos, sem conseguir penetrar na defesa, Gil arriscou de longe e carimbou a zaga. Aos 23 minutos, Thiago Henrique abriu espaço e fuzilou pela linha de fundo. Júlio César teve a chance de empatar, aos 25 minutos, dentro da área, e arrematou para fora.

Confusão na área do Nacional, aos 33 minutos, Leandro Almeida teve a bola a sua disposição, mas não conseguiu concluir. O zagueiro apareceu novamente com perigo aos 39 minutos, desviando pela linha de fundo, de cabeça, após levantamento do Lincoln. Aos 44 minutos, Júlio césar cobrou falta e parou na barreira. O Alviverde não estava em uma noite feliz, pelo menos no primeiro tempo.

Para a etapa final, o Coxa voltou com Victor Ferraz no lugar de Luccas Claro, modificando o esquema tático. O primeiro chute a gol, entretanto, foi do Nacional, com Tcharlles, aos dois minutos, alto demais. O Coritiba seguia com dificuldade em campo. Aos sete minutos, Gil lançou em velocidade, para absolutamente ninguém. No banco, o técnico Marquinhos Santos não escondia a irritação.

O Nacional não chegava a levar perigo, mas em lances esporádicos apareça no ataque, com aos 12 minutos, quando Thiago Henrique recebe com liberdade, mas impedido. Aos 15 minutos, Rafael arriscou de fora da área e Vinicius caiu no cantinho para fazer boa defesa. Era dificil encontrar algum destaque positivo na equipe coxa-branca. Lincoln, lesionado, se arrastava em campo, já que o Alviverde já havia queimado as três substituições.

Gil também mandou uma bomba, de longe, aos 20 minutos, parando em Vinícius. O ritmo despencou e o jogo, que tecnicamente já era ruim, caiu ainda mais. Aos 31 minutos, Arthur chutou cruzado e levou perigo. Sem a mínima criatividade, o Coritiba chutava da intermediária, como fez Rafael Silva aos 36 minutos, parando em Vinícius. Aos 44 minutos, Eltinho cobrou falta e Arthur testou forte, para fora. Mas, aos 46 minutos, o cruzamento encontrou Chico, que decretou o empate.

FICHA TÉCNICA
NACIONAL 1 X 1 CORITIBA

Local: Estádio Municipal Erick Georg, em Rolândia (PR)
Data: 27 de março de 2013, quarta-feira
Horário: 22 horas (de Brasília)
Árbitro: Lucas Paulo Torezin
Assistentes: Adair Carlos Mondini e Maurício José Braga
Cartões amarelos: Rocha, Rafinha, Tcharlles, Edimar e Fernandinho (Nacional); Eltinho, Patric e William (Coritiba)
Cartões vermelhos: Doriva e Thiago Henrique (Nacional); Gil e Leandro Almeida (Coritiba)
Gols: NACIONAL: Thiago Henrique, aos 08 minutos do primeiro tempo CORITIBA: Chico, aos 46 minutos do segundo tempo

NACIONAL: Vinícius; Rafinha (Tuchê), Fernando, Rocha (Edimar)e Cristian; Fernandinho, Doriva, Bruno Flores (Bruno) e Vítor; Tcharlles e Tiago Henrique.
Técnico: Dirceu Mattos

CORITIBA: Vanderlei, Chico, Luccas Claro (Victor Ferraz) e Leandro Almeida; Patric (Rafael Silva), William, Gil, Robinho (Júlio César) e Eltinho; Arthur e Lincoln.
Técnico: Marquinhos Santos.