Tamanho do texto

Campeã do mundo e bicampeã europeia vem de empate com a Finlândia e aumentará o risco de ir para a repescagem se não vencer a França em Paris nesta quarta-feira

A Espanha eliminou a França na Euro de 2012
AP
A Espanha eliminou a França na Euro de 2012

O empate com a Finlândia foi péssimo para a Espanha. A antes desacreditada França tomou a liderança do Grupo I das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2014 e agora ostenta o posto de favorita a uma vaga direta ao torneio. A chance de inverter este panorama é o que motiva o time de Vicente del Bosque para enfrentar os Bleus , às 17 horas (de Brasília) desta terça-feira, no Stade de France.

Deixe seu comentário para esta notícia

Os espanhóis, contudo, sabem que a tarefa não será fácil. A Fúria está com oito pontos e ocupa a segunda colocação na tabela de classificação. A atual posição garante vaga na repescagem e poderia colocar o atual campeão do mundo de frente com Portugal. Já a França lidera com dez pontos e assusta pela forma como cresceu nas últimas rodadas. O time se recuperou de uma série de reveses internacionais e bateu a Geórgia, por 2 a 1, na última sexta-feira.

"O futebol não tem memória e temos que mostrar nosso valor durante o dia a dia. Não podemos pensar na Eurocopa ou Mundial. Não se pode viver do passado. Com o escudo não ganhamos de ninguém e temos que manter esta gana de conquistar cada vez mais títulos. A união e a força que sempre tivemos será a chave para o nosso êxito", discursou Sergio Ramos.

O foco demonstrado pela Espanha será fundamental para o elenco não sentir com um importante desfalque. O técnico Vicente del Bosque admitiu que não irá forçar o meia Xavi nesta partida e praticamente descartou a sua participação no duelo. O substituto ainda não foi definido por sua comissão e apenas o emocional do grupo vem sendo trabalhado após o amargo tropeço diante dos finlandeses.

"A França fará um jogo mais aberto do que a Finlândia e Geórgia. Eles estão bem fisicamente, mas também têm a visão de qualidade e rapidez. O Benzema, Ribery e Valbuena são altamente capacitados e ganham o apoio da defesa. Eles têm um bom conjunto", avaliou o comandante espanhol.

A França, por sua vez, não demonstra a mesma apreensão que seu rival. A equipe está confiante de que conseguirá manter a boa sequência apresentada em seus últimos jogos e encara esta partida como sua primeira decisão no Mundial de 2014. Se derrotar a Espanha, o time abrirá uma considerável vantagem na liderança e terá só mais três jogos para confirmar a sua classificação direta ao principal torneio de seleções.

"Pegamos mais confiança e consciência das nossas qualidades. Agora sabemos que somos capazes de complicar a situação de qualquer equipe. Mas nós não paramos por aí e temos consciência que a Espanha vai querer se vingar do empate contra a Finlândia. Eles vão jogar a vida contra nós e brigarão pela bola do jogo", concluiu o volante Matuidi, uma das esperanças para proteger a zaga de qualquer investida da Fúria.

Confira abaixo todos os confrontos desta terça-feira das Eliminatórias da Europa para a Copa do Mundo de 2014 (horário de Brasília):

Grupo A
16h30 Sérvia x Escócia
16h45 Bélgica x Macedônia
16h45 País de Gales x Croácia

Grupo B
13h00 Armênia x Rep. Tcheca
16h15 Dinamarca x Bulgária
16h45 Malta x Itália

Grupo C
16h45 Alemanha x Cazaquistão
16h45 Irlanda x Áustria

Grupo D
14h00 Estônia x Andorra
15h30 Turquia x Hungria
16h30 Holanda x Romênia

Grupo F
14h00 Azerbaijão x Portugal
16h45 Irlanda do Norte x Israel

Grupo H
16h00 Ucrânia x Moldova
16h45 Polônia x San Marino
17h00 Montenegro x Inglaterra

Grupo I
17h00 França x Espanha