Tamanho do texto

De todas as confederações da Fifa, apenas na Ásia a bola não vai rolar na qualificação para o Mundial no Brasil neste intervalo

Alemanha tenta manter a ponta do seu grupo nas Eliminatórias
AP
Alemanha tenta manter a ponta do seu grupo nas Eliminatórias

Nesta sexta-feira e no próximo final de semana, o mundo do futebol se movimenta com a disputa das Eliminatórias para a Copa do Mundo, torneio que será realizado em território brasileiro em 2014. De todos os continentes do planeta, apenas o asiático não terá bola rolando.

Alguma grande seleção vai ficar de fora da Copa? Comente e opine

Na Europa, das grandes seleções, a Itália é a única que não joga. E mesmo sem entrar em campo, a Azzurra vai manter a ponta do grupo B, já que tem 10 pontos, contra seis da Bulgária, segunda colocada, e cinco da República Tcheca, que está em terceiro.

Holanda joga em casa
Reuters
Holanda joga em casa

Pela chave C, a Alemanha lidera também com 10 pontos e terá um duelo teoricamente fácil contra o Cazaquistão, fora de casa. Na sequência aparece a Suécia com sete pontos, um a mais que a Irlanda, terceira no grupo. Aliás, suécos e irlandeses duelam na rodada e quem vencer fica mais perto da ponta.

Blog do Alemão: Alemanha vai desfalcada contra o Cazaquistão. Veja a prévia

A Holanda, atual vice-campeã mundial, recebe a fraca Estônia e pode disparar no grupo D, já que a segunda colocada Hungria pega a terceira colocada Romênia. Ambas as equipes somam nove pontos, enquanto os holandeses têm 12 pontos e seguem com 100% de aproveitamento.

Quem também venceu todos os seus jogos até aqui é Rússia, que lidera o grupo F com folga e viaja para enfrentar a Irlanda do Norte. Nesta chave, Israel está em segundo e duela na sexta-feira justamente contra a seleção de Portugal, a terceira colocada. Os dois times estão com sete pontos e precisam da vitória.

Tentando assumir a ponta da chave H, a Inglaterra pega San Marino fora de casa. Na segunda posição com oito pontos, os ingleses precisam vencer e torcer por um tropelo do líder Montenegro, que tem 10 pontos e encara a Moldávia, também longe dos seus torcedores.

No grupo G, Bósnia e Grécia estão com 10 pontos e se enfrentam em Zenica. Quem vencer, assume a ponta isolada. Já a Espanha recebe a Finlândia pela chave I, enquanto a França joga em casa contra a Geórgia. Espanhóis e franceses somam sete pontos e travam uma briga acirrada pela liderança.

Vale lembrar que apenas os líderes de cada grupo garantem vaga direto na Copa do Mundo. As quatro vagas restantes serão definidas a partir de um confronto de repescagem em que os oito melhores segundos colocados encaram duelos de ida e volta.

Equador folga na América do Sul

Líder Argentina aposta em Messi
Getty Images
Líder Argentina aposta em Messi

Nas eliminatórias da Conmebol, a líder Argentina tenta disparar ainda mais na ponta e vai receber a Venezuela, quarta colocada na tabela. Independente do resultado, os hermanos vão manter a liderança com 20 pontos, já que o Equador, segundo colocado com 17 pontos, não entra em campo e é a única equipe que pode igualar a pontuação dos argentinos.

Em terceiro aparece a Colômbia, que joga diante da torcida contra a Bolívia. Em Montevidéu, o 5º colocado Uruguai, que hoje estaria classificado para repescagem diante de uma equipe de outra confederação, recebe o Paraguai, último colocado entre as nove seleções. Fechando a rodada, o Peru encara o Chile.

A qualificação na América do Sul é disputada em turno e returno, com as quatro primeiras seleções se classificando de forma direta para o Mundial. A quinta colocada ainda joga uma repescagem.

México e EUA buscam 1ª vitória

A seleção dos Estados Unidos tenta se recuperar da derrota sofrida diante de Honduras na primeira rodada do hexagonal final e joga em casa contra a Costa Rica. Os norte-americanos ainda não pontuaram e seguram a lanterna, enquanto os hondurenhos lideram com três pontos. Já a Costa Rica, depois de empatar com Panamá na estreia, tem um ponto.

Quem também tem um ponto nesta fase da competição é o México, que tropeçou contra a Jamaica dentro de casa e agora tem um difícil duela diante da líder Honduras, longe da sua torcida. Os jamaicanos atuam em Kingston contra os panamenhos e as duas seleções tentam vencer pela primeira vez.

As três seleções melhores colocadas no hexagonal garantem vaga direto na Copa de 2014, enquanto a quarta colocada joga a repescagem contra uma equipe de outro continente.

África com jogos no fim de semana

Nigéria lidera sua chave na África
AP
Nigéria lidera sua chave na África

São dez grupos e apenas os primeiros colocados de cada um avançam à próxima fase, que é de mata-mata. Após duas rodadas disputadas, somente Zâmbia, Tunísia e Egito venceram seus dois jogos até aqui. Os egípcios, que não disputam um Mundial desde 1990, jogam em casa contra o Zimbábue e podem aumentar sua vantagem sobre Guiné na liderança do grupo G.

Das equipes tradicionais da África, Senegal também está na ponta da sua chave e pega Angola em casa. Neste grupo J ainda estão Libéria e Uganda. Já Camarões, com uma vitória e uma derrota, ocupa a terceira colocação da chave I, atrás de Congo e da líder Líbia. Os camaroneses enfrentam Togo no sábado e só a vitória interessa.

Anfitriã da última Copa do Mundo, a África do Sul está em terceiro no grupo A - dois empates - atrás de Etiópia e República Centro Africana. Já na chave C, a Costa do Marfim lidera com quatro pontos e encara Gâmbia, enquanto a Tanzânia, 2ª na tabela, recebe Marrocos, 3º colocado.

No grupo em que a Zâmbia lidera com 100% de aproveitamento aparece Gana na segunda colocação, com uma vitória e uma derrota. Os ganeses enfrentam o Sudão fora de casa, enquando Zâmbia pega Lesoto, também no campo do adversário. Líder do grupo F, a Nigéria recebe Quênia e tem tudo para abrir vantagem sobre Namíbia e Malaui, que duelam na outra partida.

Nova Zelândia tenta confirmar repescagem

A seleção vencedora do quadrangular final na Oceania vai competir na repescagem contra a quarta colocada da Concacaf. Hoje, esse time seria a Nova Zelândia, que lidera a chave com 12 pontos em quatro partidas disputadas. Nesta sexta, os neozelandeses encaram a segunda colocada Nova Caledônia, que tem nove pontos. Se vencer, a Nova Zelândia já garante a vaga e só fica aguardando seu rival do outro continente.

O outro duelo é entre Taiti, último colocado sem pontuar, e Ilhas Salomão, que tem só três pontos. O curioso é que os taitianos venceram recentemente a Copa da Oceania e estarão na Copa das Confederações deste ano no Brasil.

Confira os jogos pelas Eliminatórias da Copa de 2014
**Horários de Brasília

Europa

Grupo A
22 de março, sexta-feira
14h00 - Croácia x Sérvia
16h45 - Macedonia x Bélgica
17h00 - Escócia x País de Gales

Grupo B
22 de março, sexta-feira
13h00 - Bulgária x Malta
16h30 - República Tcheca x Dinamarca

Grupo C
22 de março, sexta-feira
15h00 - Cazaquistão x Alemanha
16h30 - Áustria x Ilhas Faroe
16h45 - Suécia x Irlanda

Grupo D
22 de março, sexta-feira
15h15 - Andorra x Turquia
16h30 - Holanda x Estônia
16h30 - Hungria x Romênia

Grupo E
22 de março, sexta-feira
14h00 - Eslovênia x Islândia
15h00 - Noruega x Albânia
23 de março, sábado
13h30 - Chipre x Suíça

Grupo F
22 de março, sexta-feira
09h45 - Israel x Portugal
16h15 - Luxemburgo x Azerbaijão
16h45 - Irlanda do Norte x Rússia

Grupo G
22 de março, sexta-feira
15h30 - Liechtenstein x Letônia
16h10 - Eslováquia x Lituânia
16h45 - Bósnia x Grécia

Grupo H
22 de março, sexta-feira
16h30 - Moldávia x Montenegro
16h45 - Polônia x Ucrânia
17h00 - San Marino x Inglaterra

Grupo I
22 de março, sexta-feira
16h45 - Espanha x Finlânia
17h00 - França x Georgia

América do Sul

22 de março, sexta-feira
17h00 - Colômbia x Bolívia
19h00 - Uruguai x Paraguai
21h00 - Argentina x Venezuela
23h10 - Peru x Chile

Américas do Norte e Central

22 de março, sexta-feira
18h05 - Honduras x México
22h30 - Jamaica x Panamá
23h10 - Estados Unidos x Costa Rica

Oceania

22 de março, sexta-feira
03h45 - Nova Zelândia x Nova Caledônia
23 de março, sábado
03h00 - Taiti x Ilhas Salomão

África

Grupo A
23 de março, sábado
15h15 - África do Sul x República Centro Africana
24 de março, domingo
10h00 - Etiópia x Botswana

Grupo B
23 de março, sábado
15h00 - Tunísia x Serra Leoa
24 de março, domingo
13h0 - Guiné Equatorial x Cabo Verde

Grupo C
23 de março, sábado
14h00 - Costa do Marfim x Gambia
24 de março, domingo
09h00 - Tanzânia x Marrocos

Grupo D
24 de março, domingo
10h00 - Lesoto x Zâmbia
13h00 - Gana x Sudão

Grupo E
23 de março, sábado
11h30 - Congo x Gabão
15h00 - Burkina Faso x Níger

Grupo F
23 de março, sábado
12h00 - Namibia x Malaui
12h00 - Nigéria x Quênia

Grupo G
24 de março, domingo
10h00 - Moçambique x Guiné

Grupo H
24 de março, domingo
10h00 - Ruanda x Mali

Grupo I
23 de março, sábado
11h30 - Camarões x Togo
24 de março, domingo
11h30 - República Democrática do Congo x Líbia

Grupo J
23 de março, sábado
14h00 - Senegal x Angola
24 de março, domingo
13h00 - Libéria x Uganda

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.

    Notícias Recomendadas