Tamanho do texto

Serão seis jogos em que haverá atuação e monitoramento do COL e da Fifa nas sedes do torneio, que acontece de 15 a 30 de junho

Reuters

A Fifa e o Comitê Organizador da Copa do Mundo de 2014 (COL), divulgaram na quarta-feira o calendário oficial de eventos-teste nos seis estádios selecionados para a Copa das Confederações deste ano.

Serão seis jogos em que haverá atuação e monitoramento do COL e da Fifa nas sedes do torneio, que acontece de 15 a 30 de junho.

Leia mais: Ministro nega que estádios da Copa serão elefantes brancos: "Conversa fiada"

"A oportunidade servirá para testar alguns elementos das operações do COL nos estádios durante cada uma das seis partidas", disseram os organizadores da competição em nota.

Segundo um porta-voz do COL, nada impede que as cidades-sede da Copa das Confederações possam fazer outros eventos-teste fora desse calendário oficial.

O primeiro teste da lista apresentada pelas cidades acontecerá na arena de Fortaleza, que já está pronta. O jogo vai envolver o clássico local entre Fortaleza e Ceará, no dia 14 de abril.

No dia 24 de abril, o amistoso entre Brasil e Chile será um evento-teste no Mineirão. A arena foi inaugurada dentro do prazo, em dezembro, e vem recebendo outros eventos como jogos do Campeonato Mineiro e até um show do cantor Elton John.

"Tudo isso vale como teste. Não podemos negar que o quanto antes estiver pronto o estádio, melhor para as observações... Mineirão e Fortaleza largaram na frente, mas há tempo hábil para fazer os demais testes com tranquilidade", disse à Reuters um porta voz do COL.

Outro clássico regional, entre Bahia e Vitória, será usado como campo de observação das entidades no dia 28 de abril, em Salvador.

Em Recife, o evento-teste selecionado ocorrerá em 22 de maio, com um jogo da Copa da Brasil entre o Náutico e um adversário a ser definido.

No dia 25 de maio, o jogo de abertura do Campeonato Brasileiro entre Flamengo e Santos será realizado no estádio de Brasília, que vai abrir a Copa das Confederações.

O Maracanã, estádio mais atrasado na finalização de suas obras, será palco do evento teste oficial com o amistoso entre Brasil e Inglaterra, no 2 de junho, 13 dias antes da abertura da Copa das Confederações. A arena carioca é sede da final.

Nesses jogos, pela primeira vez, a segurança interna e externa das arenas será feita com segurança privada. As forças de segurança locais vão dar apoio e suporte ao evento.