Tamanho do texto

Ex-capitão da seleção da Alemanha estava sem clube e havia quase acertado um time australiano, mas preferiu colocar um ponto final na carreira de jogador

Michael Ballack fez sua última partida como profissional pelo Bayer Leverkusen
AP
Michael Ballack fez sua última partida como profissional pelo Bayer Leverkusen

O meio-campista alemão Michael Ballack anunciou, nesta terça-feira, que não vai mais jogar futebol profissionalmente. Aos 36 anos de idade, o agora ex-atleta divulgou uma nota oficial com a decisão de pendurar as chuteiras.

Ballack fará falta ao futebol? Deixe seu recado e comente a notícia

"Aos 36 anos, posso olhar para trás e ver uma longa e maravilhosa trajetória no futebol profissional, que eu nunca teria sonhado quando era criança. Foi um privilégio trabalhar com os melhores treinadores do mundo e jogadores fantásticos. Agora estou ansioso para um novo capítulo na minha vida", disse Ballack.

E MAIS: Sem clube, Ballack pode imitar Del Piero e ir jogar na Austrália

Capitão da Alemanha nas Copas de 2002 e 2006, Ballack fez 98 partidas com a camisa da seleção nacional, tendo anotado 42 gols - ele é o 6º atleta que mais jogou pelo time do país e o 8º maior artilheiro alemão.

EM 2011: Löw decide não convocar mais Michael Ballack para seleção alemã

"Os últimos meses sem futebol ativo me avisaram que chegou a hora de parar. Agradeço à minha família e a todas as pessoas maravilhosas que me apoiaram e acompanharam até aqui. Todos eles têm papel importante no meu sucesso", comentou Ballack.

Leia mais informações sobre futebol germânico no Blog do Alemão

A carreira do meio-campista começou em 1995, defendendo o modesto Chemnitzer. Entre 97 e 99, Ballack se destacou com a camisa do Kaiserslautern e foi contratado pelo Bayer Leverkusen, onde brilhou e permaneceu até 2002, quando se transferiu para o Bayern de Munique. Ficou quatro temporadas no time bávaro e chegou ao Chelsea em 2006. Passou quatro anos na Inglaterra e voltou ao Leverkusen em 2012, onde parou de jogar na metade de 2012.

Em setembro, segundo informações divulgadas pela imprensa europeia, Ballack poderia se transferir para o futebol da Austrália . O Sidney Wanderers tinha interesse em contratar o meio-campista, mas logo descartou o acerto com o alemão, que decidiu se aposentar.

O eterno camisa 13 encerra sua carreira sem nenhum título continental - seja por clubes ou seleção. Ballack foi campeão alemão quatro vezes, venceu a Copa da Alemanha em outras três oportunidades e faturou três títulos do Campeonato Inglês, além de ter conquistado também um título da Copa da Liga Inglesa.

    Leia tudo sobre: Bayern de Munique
    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.