Tamanho do texto

Acumulando 21 jogos seguidos jogando no meio e no fim de semana, time terá a oportunidade de recuperar os lesionados e corrigir os erros

Andrezinho aprovou a semana livre para treinos
Futura Press
Andrezinho aprovou a semana livre para treinos

Após o empate sem gols com a Ponte Preta, na noite de domingo, o elenco do Botafogo foi liberado para dois dias de folga. Apenas na noite de terça-feira que o plantel terá que se reapresentar para viajar para Saquarema, onde vai trabalhar no Centro de Treinamento da CBV (Confederação Brasileira de Vôlei). A semana será sem jogos e o próximo compromisso acontecerá apenas no domingo, às 16 horas (de Brasília), quando recebe o Corinthians no Estádio Olímpico João Havelange, o Engenhão, no Rio de Janeiro (RJ), pela 26ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Leia também:  Seedorf triplicou número de sócios do Botafogo, diz diretor

A última vez que o elenco do Botafogo teve a semana inteira livre para treinar foi na primeira semana de julho. De quando derrotou o Bahia por 3 a 0, em 7 de julho, até o confronto diante da Ponte Preta, o time atuou 21 vezes, sempre no meio e no fim da semana. Graças também aos dois duelos contra o Palmeiras pela Copa Sul-Americana, quando foi eliminado, e também por conta da vitória de 3 a 1 contra o Corinthians, que aconteceu no meio de julho porque a CBF remarcou o jogo devido ao fato de o adversário estar decidindo a Copa Libertadores.

"Nós estávamos vindo em uma pegada muito forte, um ritmo pesado. Foram muitos jogos em um curto espaço de tempo. Agora, será importante esse período para trabalharmos", disse o meia Andrezinho, com quem o lateral-esquerdo Márcio Azevedo concorda.

E ainda:  Jefferson admite frustração com empate, mas Andrezinho discorda

"Nós estávamos pegando dois jogos por semana e atuando no limite. Isso acabou gerando inclusive algumas perdas por conta de lesão, além de haver pouco tempo para corrigir os erros. O Botafogo agora vai ter essa semana e algumas outras. A tendência é que até o fim do Campeonato Brasileiro a gente tenha média de apenas um jogo por semana e vamos tentar tirar proveito disso a nosso favor", afirmou o atleta.

De agora até dezembro, quando chega ao fim, o Campeonato Brasileiro terá apenas duas rodadas de meio de semana, marcadas para os dias 10 e 17 de outubro. As demais quartas e quintas serão reservadas para confrontos da Copa Sul-Americana, da qual o clube já foi eliminado, Superclássico das Américas entre Brasil e Argentina, e amistosos da seleção brasileira.

O calendário do futebol brasileiro deve ser repensado? Deixe seu comentário!

Além de conseguir consertar os erros do elenco, a comissão técnica poderá ver a recuperação de algumas vítimas da maratona de jogos e que estão entregues ao departamento médico. O zagueiro Antônio Carlos e o meia Vítor Júnior, que voltaram a ser relacionados contra a Ponte Preta, poderão intensificar a preparação física, enquanto que o volante Renato, que luta contra lesão na coxa direita, será avaliado ao longo dos próximos dias. Quem tem retorno assegurado é o meia holandês Clarence Seeedorf, poupado contra a Ponte. 

Há cinco jogos sem saber o que é derrota no Campeonato Brasileiro, o Botafogo aparece na sexta colocação com 39 pontos, assim como o São Paulo, que leva vantagem nos critérios de desempate. O clube tem como meta conquistar uma vaga na próxima Copa Libertadores. Atualmente o Vasco, na quarta posição com 43 pontos, fecha a zona de classificação.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.