Tamanho do texto

Envolvidos na luta pelo G4, times fazem duelo que pode ser fundamental para o futuro dos mineiros no Brasileirão

O Vasco visita o Cruzeiro neste domingo, às 16 horas (de Brasília), no Estádio Dilzon Melo, em Varginha (MG), em confronto válido pela 25ª rodada do Campeonato Brasileiro . Os cariocas vão estrear nesta partida o técnico Marcelo Oliveira, contratado para suprir a ausência de Cristóvão Borges, que pediu demissão após a goleada por 4 a 0 sofrida para o Bahia.

Veja como está a tabela de classificação do Campeonato Brasileiro

A reação vascaína, porém, já começou no meio de semana, quando o time derrotou o Palmeiras por 3 a 1, chegou aos 42 pontos e se manteve na zona de classificação para a próxima Copa Libertadores. Já a equipe mineira, estacionada nos 34 pontos, perdeu por 2 a 0 para o Figueirense na quarta-feira, conhecendo a sua terceira derrota consecutiva. O técnico Celso Roth, inclusive, está ameaçado de demissão.

Marcelo Oliveira, ex-Coritiba, assumiu a vaga de Cristovão no Vasco e fará sua estreia nesse domingo
Futura Press
Marcelo Oliveira, ex-Coritiba, assumiu a vaga de Cristovão no Vasco e fará sua estreia nesse domingo


Cientes do momento complicado vivido pelo time do Cruzeiro, os jogadores do Vasco admitem que podem tentar tirar algum proveito da situação na luta pela vitória. "Sabemos que quando um time está pressionado e joga perto de seus torcedores, pode acabar sentindo a pressão. Nós entendemos o momento do Cruzeiro e achamos até mesmo que isso será um complicador para a nossa equipe. Mas temos que jogar com inteligência na tentativa de construir a vitória", disse o goleiro Fernando Prass.

Em termos de escalação o Vasco tem desfalques importantes. O zagueiro Douglas, o meia Felipe e o atacante Alecsandro receberam o terceiro cartão amarelo contra o Palmeiras e terão que cumprir suspensão. Assim, Luan deve entrar na zaga, enquanto Éder Luis será o companheiro do equatoriano Carlos Tenorio no ataque.

No meio, Felipe já era reserva, mas mesmo assim o setor passará por uma mudança: Carlos Alberto, recuperado de incômodo na coxa direita, assumirá o lugar do jovem John Cley. Na lateral direita, Jonas retornará de suspensão e entrará na vaga de Max.

Do lado mineiro, as três derrotas seguidas do Cruzeiro no Campeonato Brasileiro instalaram um clima de tensão e de muita pressão em cima dos jogadores e da comissão técnica da Raposa. Para acabar com a desconfiança, os mineiros querem vencer o duelo deste domingo.

O Cruzeiro perdeu o mando de campo de seis partidas após incidentes no clássico contra o arquirrival Atlético-MG, na última rodada do turno, e contra o Vasco vai cumprir a primeira partida. Mesmo jogando longe da torcida de Belo Horizonte, o argentino Montillo quer acabar com a pressão e com a desconfiança em cima da equipe, cuja situação delicada foi admitida pelo próprio jogador.

"É uma situação difícil. A gente sabe da responsabilidade que tem dentro de campo. Não estamos conseguindo os resultados, estamos numa sequência ruim, mas temos que continuar trabalhando. Não adianta ficar de cabeça baixa achando que tudo está perdido. Temos um jogo muito difícil, e se ainda temos aspirações de chegar pelo menos ao G-4, temos que ganhar. O Vasco é um adversário muito difícil, mas temos condições de vencer", afirmou.

Para a partida, o técnico Celso Roth perdeu o zagueiro Léo, expulso na partida contra o Figueirense. Já o volante Lucas Silva, que esteve suspenso no confronto ante os catarinenses, estará novamente à disposição do treinador.

FICHA TÉCNICA -  CRUZEIRO X VASCO

Local: Estádio Dilzon Melo, em Varginha (MG)
Data: 16 de setembro de 2012 (Domingo)
Horário: 16 horas (de Brasília)
Árbitro: André Luiz Freitas de Castro (GO)
Assistentes: Alessandro da Rocha (Fifa-BA) e Bruno Boschilia (PR)

CRUZEIRO: Fábio; Souza, Mateus, Rafael Donato e Everton; Charles, Leandro Guerreiro, Tinga e Montillo; Wallyson e Wellington Paulista
Técnico: Celso Roth

VASCO: Fernando Prass, Jonas, Dedé, Luan e William Matheus; Nilton, Wendel, Juninho Pernambucano e Carlos Alberto; Eder Luis e Tenório
Técnico: Marcelo Oliveira

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.