Tamanho do texto

Time nunca passou da primeira fase e só conseguiu uma vitória em quatro participações no torneio

Grêmio nunca passou da primeira fase na Sul-Americana
AE
Grêmio nunca passou da primeira fase na Sul-Americana

Conhecido por ser um dos times mais "copeiros" do futebol brasileiro, o Grêmio tem um retrospecto nada invejável na Copa Sul-americana. Nesta terça-feira, diante do Coritiba, o clube gaúcho abre sua quinta participação na competição na busca por quebrar um tabu: o de nunca ter superado a primeira fase do torneio. Isso significa que nunca enfrentou equipes estrangeiras na Sul-americana.

Deixe o seu recado e comente a notícia com outros torcedores

Em 2003, a equipe foi lanterna em um triangular com São Paulo e Vasco. Levou 4 a 0 dos paulistas em Porto Alegre e empatou com os cariocas por 1 a 1, em São Januário. No ano seguinte, o algoz foi o rival Internacional: derrota por 2 a 0 no Beira-Rio e vitória por 2 a 1 no Olímpico - resultado insuficiente para seguir adiante. Foi a única vitória gremista na história da competição.

Leia: Brasileiros dão largada na Sul-Americana pensando na Libertadores

Em 2008, novamente o Inter cruzou o caminho. Foram dois empates: 1 a 1 no Beira-Rio e 2 a 2 no Olímpico, o que classificou o rival pelo saldo qualificado. Em 2010, foi o Goiás que surpreendeu. Após um empate por 1 a 1 em Goiânia, uma derrota por 2 a 0 no Olímpico, na estreia do técnico Renato Gaúcho, eliminou a equipe da competição.

 Acompanhe o Brasileirão em tempo real e com estatísticas no aplicativo iG Futebol

Contra o Coritiba, a equipe costuma levar melhor sorte. Foram quatro confrontos de mata-mata entre os dois clubes, e o Grêmio venceu três deles: na Taça Brasil de 1960 e nas semifinais das Copas do Brasil de 1991 e 2001. O Coxa tirou o Grêmio na semifinal da Copa Sul-Minas de 2001.

 Entre para a Torcida Virtual do Grêmio e comente sobre o seu time:

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.