Tamanho do texto

Mesmo com mais opções à disposição, treinadores só poderão mexer na equipe três vezes

Os próximos campeonatos de futebol terão uma inovação autorizada pela Fifa (Federação Internacional de Futebol e Associados). Nesta quinta-feira, a entidade aprovou a permanência de até 12 jogadores no banco de reservas, substituindo a antiga lei que liberava a presença de apenas sete na lateral do campo. No entanto, esta medida só valerá no Brasil a partir de 2013.

Você aprova a medida da Fifa? Ou ela é inútil? Comente!

Bancos terão
Getty Images
Bancos terão "reforços" autorizados pela Fifa

Mesmo com mais opções à sua disposição, os treinadores só poderão mexer na equipe três vezes. A Fifa preferiu não alterar a regra e informou as federações de futebol que as novas alterações valerão a partir do dia 1º de julho. Com isso, a temporada europeia poderá começar já com a presença de mais suplentes no banco de reservas.

LEIA:  Fifa admite negociar venda de cerveja com Estados para 2014

As equipes também receberam outra notícia inovadora da Fifa. Os times agora poderão entrar em campo com uma escalação diferente da que é anunciada anteriormente ao árbitro. O juiz responsável pela partida terá de identificar quais foram as mudanças em campo e alertar os seus assistentes antes do confronto.

E MAIS:  Sorteio da Copa do Mundo de 2014 será na Bahia

Outras mudanças foram mais burocráticas. Os chutes no reinício com bola ao chão não valerão mais como gol. Caso a bola balance as redes, o árbitro poderá marcar tiro de meta ou escanteio. Já as publicidades terão de ser colocadas a pelo menos um metro de distância da linha do campo, enquanto os jogadores estão proibidos de usar cintas adesivas com cores diferentes dos seus respectivos uniformes.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.