Tamanho do texto

Lateral-esquerdo, ex-Valencia, chega ao clube catalão com a missão de substituir Abidal, que luta contra o câncer no fígado

Agência Estado

Jordi Alba defendeu o Valencia na última temporada
Getty Images
Jordi Alba defendeu o Valencia na última temporada

Depois de semanas de negociações, o Barcelona confirmou nesta quinta-feira a contratação do lateral-esquerdo Jordi Alba, que estava no Valencia. A equipe catalã desembolsou 14 milhões de euros (cerca de R$ 36 milhões) pela contratação do jogador de 23 anos, que passará por exames médicos na semana que vem e assinará contrato por cinco temporadas.

Deixe o seu recado e comente a notícia com outros torcedores

Os dois clubes já negociavam há algumas semanas, mas enquanto o Barcelona estava disposto a pagar 12 milhões de euros, o Valencia só aceitava vendê-lo por 15 milhões. Depois de muita conversa, os catalães cederam um pouco mais e conseguiram fechar a contratação.

Apesar de ter começado a carreira profissional no Valencia, Alba conhece bem o Barcelona. Ele passou por La Masia, local em que são formados os jovens jogadores do time catalão, onde permaneceu de 1998 a 2005, quando ainda atuava como meia. Dispensado, ele ainda passou pelo pequeno Cornellà.

Leia também:  Presidente do Barcelona descarta Drogba e revela caixa de 40 milhões de euros

Alba só chegou ao Valencia em 2006, passou pelas categorias de base e pelo time B antes de ser emprestado ao Nàstic. De volta ao clube valenciano, o jogador finalmente ganhou seu espaço e teve uma rápida ascensão. Ele atuou em 74 partidas pela equipe, desde 2009, nas quais marcou cinco gols.

Com as boas atuações, Alba passou a ser convocado para a seleção espanhola, com a qual está disputando a Eurocopa. Titular, o jogador tem sido peça importante na campanha que levou a equipe até a decisão, que será disputada no próximo domingo contra o vencedor da partida entre Alemanha e Itália.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.