Tamanho do texto

Federações dos países devem ser multadas e podem sofrer punições em competições

A Uefa (União das Federações Europeias de Futebol) abriu nesta terça-feira processos disciplinares contra as federações de futebol de Espanha e Rússia por supostos abusos raciais de seus torcedores durante a Euro 2012 . As acusações estão relacionadas com as informações de que espanhóis imitaram sons de macacos para o atacante Mario Balotelli , da Itália, e que russos insultaram lateral Theodor Gebre Selassie, da República Checa. Ambos os jogadores são negros.

As punições da Uefa em casos de racismo são muito brandas? Comente!

Torcida da Espanha insultou o italiano Balotelli
Getty Images
Torcida da Espanha insultou o italiano Balotelli

De acordo com a Uefa, os processos foram abertos pela "conduta inadequada de seus torcedores (comportamento racista, cânticos racistas)". A entidade responsável pela organização do futebol europeu indicou que seu comitê disciplinar analisará os casos na quinta-feira.

VOTE:  Quem é o craque da Euro 2012?

Espanha e Rússia devem receber punições financeiras, se forem confirmadas as acusações. A federação russa, inclusive, j á foi multada em 185 mil euros (cerca de R$ 479 mil) pelo comportamento dos seus torcedores durante a fase de grupos da Euro 2012.

VEJA TAMBÉM:  Uefa anuncia nova multa à Federação Russa de Futebol

Além disso, a Uefa ameaçou retirar seis pontos da seleção russa nas Eliminatórias da Eurocopa de 2016 se novos incidentes acontecessem. A federação russa recorreu da punição imposta após seus torcedores atacarem seguranças no estádio de Wroclaw, em 8 de junho, em jogo contra a República Checa.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.