Tamanho do texto

No jogo de estreia da Euro 2012, os donos da casa ficaram apenas no empate com os gregos. Partida ainda teve duas expulsões e gol anulado

Tyton defende pênalti de Karagounis e garante o empate entre Polônia e Grécia
Reuters
Tyton defende pênalti de Karagounis e garante o empate entre Polônia e Grécia

Polônia e Grécia fizeram um grande jogo na estreia da Euro 2012 , nesta sexta-feira, na cidade polonesa de Varsóvia. A partida válida pelo grupo A da competição, que teve duas expulsões, pênalti desperdiçado, pênalti não marcado pelo árbitro e gol anulado, terminou empatada por 1 a 1.

Veja a tabela de jogos completa da Eurocopa 2012

Jogando em casa e com apoio total da torcida, a Polônia tomou conta do primeiro tempo de jogo e abriu o placar logo aos 17 minutos, com Lewandowsi . O atacante recebeu cruzamento preciso de Piszczek , seu companheiro de Borussia Dortmund, e aproveitou bobeira do goleiro grego para cabecear para o gol vazio. Os torcedores no estádio Nacional foram à loucura.

Lewandowski fez o primeiro gol da Euro
AP
Lewandowski fez o primeiro gol da Euro

Antes do intervalo, a Grécia teve  Papastathopoulos expulso depois de cometer uma falta bastante controversa. Ainda na primeira etapa, os gregos reclamaram de um pênalti não anotado pelo árbitro, depois que o polônes Perquis colocou a mão na bola dentro da sua área.

Conheça um pouco mais as 16 seleções que disputam a Eurocopa

No segundo tempo, o técnico português Fernando Santos colocou o experiente atacante Salpingidis e mudou o rumo do duelo. Ele marcou o gol de empate logo aos seis minutos, calando os torcedores, e ainda sofreu um pênalti aos 24, que culminou na expulsão do goleiro Szczesny, da Polônia.

E aí apareceu o grande herói do dia. O arqueiro reserva Tytoń entrou na partida e defendeu no canto esquerdo a penalidade cobrada por Karagounis, garantindo, pelo menos, um ponto para os anfitriões. Salpingidis ainda chegou a balançar as redes mais uma vez, mas o árbitro anulou o tento que seria o da vitória grega.

E MAIS: Qual seleção tem as camisas mais bonitas da Euro 2012? Veja e vote

Na próxima terça-feira, 12 de junho, a Polônia volta a campo contra a Rússia, às 15h45 (de Brasília), enquanto a Grécia encara a República Tcheca no mesmo dia, mas um pouco mais cedo, às 13h (de Brasília). 

O jogo
O primeiro lance de perigo da partida aconteceu logo aos quatro minutos, com o polonês Murawski. Ele recebeu fora da área e chutou colocado de esquerda para boa defesa de Chalkias. Na cobrança de escanteio, Rybus ficou com a sobra e bateu mascado, para fora.

A Grécia chegou a assustar aos 11 minutos na sua jogada característica. Gekas subiu mais que a zaga após cobrança de falta e cabeceou para fora. E foi só isso que os gregos fizeram na primeira metade do jogo, totalmente dominada pelos donos da casa.

CONFIRA:  Espanha, Alemanha e Inglaterra são as seleções mais valiosas da Euro

Quase a Polônia abriu o placar em dois lances seguidos. No primeiro, aos 12 minutos, Kuba tabelou com Murawski e chutou por cima. Na sequência, Piszczek avançou livre pela direita, cruzou na área e Lewandowski não alcançou de cabeça.

Lewandowski comemora seu gol
AP
Lewandowski comemora seu gol

Aos 17, de tanto insistir, a Polônia abriu o placar. De novo Piszczek recebeu pelo lado direito do campo e dessa vez cruzou na medida para Lewandowski cabecear e marcar o primeiro dol da Euro 2012. Ele recebeu sozinho na área e ainda contou com uma saída errada do goleiro grego, que ficou no meio do caminho.

Qual equipe será campeã da Eurocopa? Deixe seu comentário!

A Polônia continuou com mais volume de jogo, com mais posse de bola, mas não conseguiu criar muitas oportunidades. Depois do gol, a melhor chance veio somente aos 36 minutos, com Perquis. Após cobrança de escanteio, o zagueiro chutou livre da marca do pênalti, mas a bola saiu para fora.

As coisas ficaram complicadas para Grécia aos 44 minutos, com a expulsão de Sokratis Papastathopoulos. Aliás, um cartão vermelho bem controverso, já que Obraniak escorregou na frente do grego, caiu, mas o árbitro Carlos Velasco Carballo interpretou como falta e aplicou o segundo cartão amarelo para o defensor dos visitantes.

CONFIRA TAMBÉM: Veja fotos dos estádios da Euro 2012

Um outro lance polêmico aconteceu aos 46, quando Perquis foi cortar um cruzamento na área polonesa, escorregou e encostou o braço na bola. Os atletas da Grécia pediram desesperadamente a marcação do pênalti, mas o juiz ignorou as reclamações.

Na segunda etapa, a Polônia voltou tentando ampliar com Lewandowski, que finalizou por cima uma boa chance pela direita. Porém, aos seis minutos, a Grécia chegou ao empate com Salpingidis. O atacante entrou durante o intervalo e, na sua primeira chance, aproveitou bobeada do doleiro Szczesny, que saiu mal depois de um cruzamento da direita, e só completou para o gol vazio.

Mesmo com um jogador a menos, a Grécia quase virou com Samaras, aos 17 minutos. O atacante recebeu pela esquerda, livre na área, mas chutou torto, para fora. Quatro minutos depois foi a vez da Polônia assustar com Rybus, que cabeceou com muito perigo para fora.

Szczesny derruba Salpingidis e comete o pênalti
Reuters
Szczesny derruba Salpingidis e comete o pênalti

Aos 24 minutos, a Grécia teve uma chance de ouro para virar a partida. Karagounis recebeu livre na área e foi derrubado pelo goleiro Szczesny. Pênalti assinalado e arqueiro polonês expulso. Na cobrança, o experiente Karagounis telegrafou e o goleiro reserva Tytoń, que entrou na fogueira, fez uma linda defesa no canto esquerdo.

A Grécia não se abalou com o pênalti desperdiçado e partiu para cima em busca do segundo gol. Salpingidis chegou a marcar mais uma vez aos 26 minutos, mas o bandeirinha assinalou impedimento e o árbitro anulou o gol.

Poloneses e gregos bem que tentaram a marcação do segundo gol, mas as defesas das duas equipes foram mais eficientes e impediram que os ataques conseguissem sucesso. Fim de jogo, 1 a 1 no placar.

FICHA TÉCNICA
POLÔNIA 1 X 1 GRÉCIA

Local : Estádio Nacional, em Varsóvia (Polônia)
Data : 8 de junho de 2012, sexta-feira
Horário : 13 horas (de Brasília)
Árbitro : Carlos Velasco Carballo (ESP)
Assistentes : Roberto Alonso Fernández (ESP) e Juan Carlos Yuste Jiménez (ESP)
Cartões amarelos : Papastathopoulos, Holebas, Karagounis (GRE)
Cartão vermelho : Papastathopoulos (GRE), Szczesny (POL)

GOLS
POLÔNIA: Lewandowski, aos 17' do 1º tempo
GRÉCIA: Salpingidis, aos 6' do 2º tempo

POLÔNIA : Szczesny; Piszczek, Wasilewski, Perquis e Boenisch; Polanski, Rybus (Tytoń), Murawski, Blaszczykowski e Obraniak; Lewandowski.  Técnico : Franciszek Smuda.

GRÉCIA : Chalkias; Torossidis, A. Papadopoulos (K. Papadopoulos), Papastathopoulos e Holebas; Maniatis, Katsounaris, Karagounis e Ninis (Salpingidis); Gekas (Fortounis) e Samaras.  Técnico : Fernando Santos.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.