Tamanho do texto

Equipes chegam à final da Champions após eliminarem os favoritos Real Madrid e Barcelona e sem alguns de seus principais jogadores

Chegou a hora da grande final da Liga dos Campeões da Europa. Bayern de Munique e Chelsea medem forças neste sábado, a partir de 15h45 (de Brasília), na Allianz Arena. O time alemão, tetracampeão, busca sua 5ª conquista no torneio e pode se tornar o terceiro maior vencedor da Champions . A equipe inglesa, por sua vez, nunca foi campeã da competição e ficou com o vice na temporada 2007/2008.

E MAIS: Bayern busca se tornar o terceiro maior vencedor da Liga dos Campeões

Quando todos já projetavam o "jogo do século" entre Barcelona e Real Madrid na final do torneio, os "azarões" Chelsea e Bayern trataram de eliminar os poderosos espanhóis nas semifinais para fazer a decisão das surpresas. Os alemães eliminaram o Real nos pênaltis , após vencerem em casa e perderem em Madri, enquanto os ingleses bateram o Barça em Londres e empataram no Camp Nou .

Será apenas o terceiro confronto entre as duas equipes em toda história do torneio. Nas quartas de final da temporada 2004/2005, cada time venceu em seus domínios, mas os ingleses se classificaram à semifinal no placar agregado. O Chelsea fez 4 a 2 no duelo de ida, em Londres, e o Bayern venceu por 3 a 2 a partida da volta, em Munique.

Bayern de Munique busca o penta na Champions
AP
Bayern de Munique busca o penta na Champions

O time germânico chega para decisão depois de ter levado uma sonora goleada por 5 a 2 do rival Borussia Dortmund na final da Copa da Alemanha, no fim de semana passado. Por isso, mesmo jogando em casa e com apoio da maioria dos torcedores no estádio, o Bayern não é apontado como franco favorito diante do Chelsea.

NO BLOG: Faça um tour virtual pela Allianz Arena e assista a final da Liga no cinema 3D

O técnico Jupp Heynckes ainda não definiu quem vai substituir os suspensos Alaba, Badstuber e Luiz Gustavo e promete levar a dúvida até momentos antes da partida. O mais provável é que o comandante coloque o jovem Contento na lateral esquerda, com o volante Tymoshchuk improvisado na zaga ao lado de Boateng e Thomas Müller formando o meio de campo com Kroos, Schweinsteiger, Robben e Ribéry.

Por falar em Robben, o holandês teve febre durante a semana, mas avisou que vai para o jogo. "Tenho que ter cuidado para não gastar energia e só não jogo se estiver com 41º de febre", disse o jogador do Bayern, que considera a final o jogo da sua vida. "Chegou a hora. Tem que se conquistar a Liga dos Campeões pelo menos uma vez na vida", comentou.

Outra estrela bávara, o francês Franck Ribéry pediu cuidado com o Chelsea e disse que os ingleses são melhores que o Barcelona em alguns aspectos . "O Barcelona é mais forte, mas se focarmos na organização, em termos táticos e nas situações de bola parada, o Chelsea é mais forte", avaliou o camisa 7 do Bayern.

Chelsea chegou a Munique na sexta, enquanto o Bayern treinou. Veja imagens :

Se o Bayern terá desfalques importantes para o duelo, no Chelsea a situação é parecida. E as ausências podem ser até mais sentidas já que o capitão John Terry, o volante brasileiro Ramires, o meia Raúl Meireles e o lateral direito sérvio Ivanovic, suspensos, não podem entrar em campo e ficarão só na torcida.

CONFIRA: Árbitro português apitará final da Liga dos Campeões da Europa

Drogba quer dar ao Chelsea o título inédito
Getty Images
Drogba quer dar ao Chelsea o título inédito
O técnico Roberto Di Matteo não vai mudar o esquema tático da equipe londrina de forma drástica e deve escalar o básico nessas posições, com Bosingwa na direita e Essien no meio de campo. Na zaga, o brasileiro David Luiz, recuperado de lesão, vai formar a dupla com Cahill, enquanto que o marfinense Drogba será o atacante isolado, com apoio de Mata e Kalou.

VEJA TAMBÉM:  Ramires e Lucas Piazón são premiados em votação no site do Chelsea

Autor de um dos gols no empate contra o Barcelona por 2 a 2, na semifinal, o espanhol Fernando Torres será reserva na decisão. Mas ele não pensa em sair derrotado de Munique. "A Champions é a minha competição favorita. Uma das decisões que me fizeram assinar pelo Chelsea foi esta ambição em conquistar esta competição. Chegar numa final dessas é para vencer ou vencer", comentou.

FICHA TÉCNICA
BAYERN DE MUNIQUE (ALE) X CHELSEA (ING)

Local : Allianz Arena, em Munique (ALE)
Data : 19 de maio de 2012, sábado
Horário : 15h45 (de Brasília)
Árbitro : Pedro Proença (POR)
Auxiliares : Manuel de Sousa e Duarte Gomes (ambos POR)

BAYERN DE MUNIQUE : Neuer; Lahm, Tymoshchuk, Boateng e Contento; Kroos, Schweinsteiger, Robben, Müller e Ribéry; Mario Gomez. Técnico : Jupp Heynckes.

CHELSEA : Cech; Bosingwa, David Luiz, Cahill e Ashley Cole; Mikel, Essien, Lampard, Mata e Kalou; Drogba. Técnico : Roberto Di Matteo.

    Leia tudo sobre: Bayern de Munique