Tamanho do texto

Derrota foi marcada como jogo com mais finalizações, cruzamentos e passes errados da equipe carioca

Um gol logo no início da partida , aos cinco minutos do primeiro tempo, diante da própria torcida, parece ter desestabilizado totalmente o Botafogo . Na derrota de 1 a 0 para o Figueirense , no último sábado, a equipe carioca alcançou três marcas nem um pouco positivas: jogo com o maior número de finalizações, passes e cruzamentos errados da equipe carioca neste Campeonato Brasileiro . Para piorar, foi a primeira derrota do time jogando no Engenhão.

LEIA MAIS: Botafogo é o 4° colocado no Brasileirão. Veja a tabela atualizada

O clima tenso no estádio começou logo que o árbitro apitou o início da partida. Com o gol de Júlio César , de fora da área, em uma falha do goleiro Jefferson , a torcida passou a vaiar o time, que sentiu o nervosismo. Foram 16 finalizações erradas do Botafogo durante o jogo, com apenas três certas. O campeão da pontaria errada foi o meia Elkeson , que finalizou seis vezes para fora. Dos três chutes no alvo, dois foram de Loco Abreu e um do zagueiro Antônio Carlos .

VEJA TAMBÉM: Jogadores do Botafogo lamentam gol logo no início da partida

Após a partida, o próprio técnico Caio Júnior admitiu o nervosismo dos jogadores, principalmente na hora de finalizar. Quisemos criar uma equipe forte, que resgatasse o torcedor e buscasse o futebol ofensivo. A equipe criou muito mais do que o Figueirense . Mas não era nosso dia. Pelo nervosismo, a bola acabou não entrando", disse o treinador do Botafogo.

LEIA TAMBÉM: Loco Abreu reconhece que derrota afastou o Botafogo do título

Outro número que mostra a falta de concentração dos jogadores na partida é o de cruzamentos errados. Contra o Figueirense, a equipe carioca errou 35 bolas levantadas na área, com apenas oito acertos. Para efeito comparativo, a média de cruzamentos errados do Campeonato Brasileiro é de 15,6 por partida. O campeão dos cruzamentos errados foi o lateral Lucas , que falhou em 12 tentativas.

VEJA MAIS: Botafogo perde do Figueirense e desperdiça chance de ser líder

Por fim, o Botafogo bateu seu próprio recorde de erros de passe. Foram 66, bem acima da média do campeonato, de 36,1. O líder no atributo negativo foi o meia Maicosuel , que errou 11 passes, seguido de perto por Marcelo Mattos , que falhou em 10 tentativas. Os números são da Footstats e estão disponíveis para iPhone e iPad.

Siga o iG Botafogo no Twitter e receba todas as informações do seu time em tempo real

Com a primeira derrota em casa, o Botafogo viu suas chances de título despencarem de 12% para apenas 5%, segundo cálculos do matemático Tristão Garcia, apesar de Corinthians e Vasco também terem perdido seus jogos na 33ª rodada. A equipe de General Severiano caiu uma posição e agora é a 4ª colocada, com 55 pontos.

Entre para a Torcida Virtual do Botafogo e comente a derrota para o Figueirense