iG - Internet Group

iBest

brTurbo

 

Futebol

17/12 - 14:43

Título de campeão brasileiro do Botafogo completa 15 anos
Equipe comandada pelo atacante Túlio Maravilha venceu o Santos, numa final marcada pela polêmica arbitragem

Renan Rodrigues, iG Rio de Janeiro

No dia 17 de dezembro de 1995, 15 anos atrás, o Botafogo era Campeão Brasileiro em uma final emocionante contra o Santos. A conquista veio cheia de dificuldades, já que a equipe comandada pelo técnico Paulo Autuori sofria com salários atrasados e falta de estrutura para treinar em Caio Martins.

"Superamos muitos problemas, por isso ficou aquele gosto especial. Salários atrasados, um local para treinamentos pouco adequado. Acho que tudo isso fortaleceu e uniu ainda mais a equipe para conquistar o Campeonato Brasileiro", relembra o zagueiro Gonçalves.

A final contra o Santos também ficou marcada pela polêmica arbitragem de Márcio Rezende de Freitas. Na primeira partida, vitória da equipe carioca por 2 a 1 e vantagem para o segundo jogo, que terminou empatado em 1 a 1. Os torcedores do Santos reclamam de um gol anulado pelo árbitro e de impedimento no gol do atacante Túlio.

Principal estrela da equipe, Túlio ficou com a bola após o apito final, guardando o objeto como um troféu. O atacante também foi o artilheiro do campeonato, com 23 gols. A campanha botafoguense teve 27 jogos, com 14 vitórias, 9 empates e 4 derrotas. Foram 46 gols a favor e apenas 25 contra.  

Na volta para o Rio de Janeiro, uma surpresa para o elenco campeão. Os torcedores botafoguenses invadiram a pista do aeroporto Santos Dumont para recepcionar o time e ver de perto a taça de campeão. Uma multidão foi para a sede do clube, em General Severiano e a cidade ficou em festa.

O time base da conquista era formado por: Wágner; Wilson Goiano, Gonçalves, Wilson Gottardo e André Silva; Leandro Ávila, Jamir, Sérgio Manoel e Beto; Donizete e Túlio. Além deles, Carlão, Cláudio, Wilson Mineiro, Márcio Theodoro, Eliomar, Grotto, Guto, Moisés, Julinho, Iranildo, Marcelo Alves, Narcízio, Dauri e Niki jogaram aquele campeonato.

FICHA TÉCNICA
SANTOS 1 x 1 BOTAFOGO

Data: 17/12/1995
Local: Estádio Pacaembu, em São Paulo 
Árbitro: Márcio Rezende de Freitas
Renda e público: R$ 697.520,00 e 28.488
Cartões amarelos: Jameli (SAN), Wilson Goiano (BOT), Túlio (BOT) e Wágner (BOT)

GOLS
Botafogo: Túlio, aos 24 minutos do primeiro tempo
Santos: Marcelo Passos, a um minuto do segundo tempo

SANTOS: Edinho; Marquinhos Capixaba, Ronaldo, Narciso e Marcos Adriano; Carlinhos, Marcelo Passos, Robert (Macedo) e Giovanni; Jamelli e Camanducaia.
Técnico: Cabralzinho

BOTAFOGO: Wágner; Wilson Goiano, Wilson Gottardo, Gonçalves e André Silva (Moisés); Leandro Ávila, Jamir, Beto e Sérgio Manoel; Donizete e Túlio Maravilha.
Técnico: Paulo Autuori


Leia mais sobre: Botafogo Campeonato Brasileiro Túlio Maravilha Wilson Gottardo Gonçalves Donizete

> Você tem mais informações? Envie para Minha Notícia, o site de jornalismo colaborativo do iG


Topo
Contador de notícias