iG - Internet Group

iBest

brTurbo

 

Futebol

10/12 - 08:01

Flamengo vai peneirar a base em busca de time competitivo para 2011
Sem grandes contratações à vista, diretoria e treinador apostam em revelações das categorias de base a partir do Brasileiro Sub-20

Thales Soares, iG Rio de Janeiro

O Flamengo entra em campo nesta sexta-feira, às 16h, para enfrentar o Atlético-GO, em Caxias do Sul. O jogo é válido pelo Campeonato Brasileiro Sub-20 e uma vitória é fundamental para se aproximar da classificação para a segunda fase, mas a importância vai muito além da categoria para o clube. Sem perspectivas de contratações mirabolantes ou apostas na recuperação de jogadores consagrados, o técnico Vanderlei Luxemburgo para precisar mesmo peneirar a base para encontrar talentos capazes de sustentar o time nas quatro competições a disputar em 2011: Carioca, Copa do Brasil, Campeonato Brasileiro e Copa Sul-Americana.

A peneira já começou a funcionar ainda na reta final do Brasileiro deste ano. Welinton assumiu a posição de zagueiro titular. Diego Maurício passou a carregar o posto de grande promessa e, com ele, surgiu Negueba. Rafael Galhardo completa a lista, que conta ainda com os goleiros Marcelo Lomba e Paulo Victor.

"Estamos conversando sobre reforços, o trabalho está acontecendo. Mas a prioridade é a renovação com os jogadores mais jovens. Eles são o patrimônio do clube. Precisamos pensar no futuro. O Flamengo sempre investiu na base e tem que continuar assim", afirmou a presidente Patrícia Amorim.

Diego Maurício, de 19 anos, e Negueba, de 18, inclusive, renovaram seus contratos até 2015. Mas a preocupação com a base vai além. Luxemburgo tentará mudar a mentalidade dos treinadores para melhorar a formação dos atletas antes de chegarem aos profissionais.

"Se não mudar a estrutura, é difícil criar times talentosos. A base é o grande ponto disso tudo. Não pode um técnico do infantil armar um time com três zagueiros, colocar para jogar em um campo grande, preocupado com parte tática. Você tem que se preocupar é em treinar fundamentos. Temos uma grande geração nascendo no futebol brasileiro, de jogadores de até 23 anos, e temos que aproveitar isso", disse Luxemburgo.

A promessa é de um time capaz de enfrentar os grandes elencos do futebol brasileiro em 2011, mas com uma política de contratações diferente. Enquanto o Santos repatriou Elano, outros clubes sonham com Adriano, Ronaldinho Gaúcho, Zé Roberto e Thiago Neves, o Flamengo deve ser mais modesto nos nomes de seus reforços.

"Nós estamos trabalhando para formar um time competitivo e qualidade certamente vai aparecer. Mas prefiro não fazer promessas. Não vamos ficar falando sobre especulações. No momento, não há qualquer negociação maturada no Flamengo. Quando houver, será divulgado oficialmente, tanto para a chegada quanto para a saída de jogadores", explicou Luís Augusto Veloso, diretor de futebol do clube.


Leia mais sobre:

> Você tem mais informações? Envie para Minha Notícia, o site de jornalismo colaborativo do iG


Topo
Contador de notícias