iG - Internet Group

iBest

brTurbo

 

Futebol

26/11 - 14:27

Interpol ajuda Brasil a garantir segurança na Copa e na Olimpíada
Fifa e COI dizem ter confiança na organização do país, apesar da onda de violência que estorou no Rio de Janeiro

iG São Paulo

A onda de violência que tem acontecido no Rio de Janeiro aumentou a preocupação sobre a possibilidade do Brasil receber a Copa do Mundo de 2014 e a Olimpíada de 2016. Entretanto, a Fifa (Federação Internacional de Futebol e Associados) e o COI (Comitê Olímpico Internacional) já declaram que esse temor não existe, já que o país tem trabalhado com a Interpol para evitar esses problemas. As informações são da BBC Brasil.

A assessoria de imprensa da Fifa foi quem confirmou o trabalho em conjunto entre a segurança brasileira com a polícia internacional. "As autoridades brasileiras já estão trabalhando de perto com as maiores agências internacionais de segurança e com a Interpol para desenvolver o plano de segurança para a Copa", declarou a entidade, sediada na Suíça, em Genebra.

A Fifa revelou também que correspondentes sul-africanos também contribuíram no projeto de segurança para o Brasil. Desde a Copa de 2010, eles têm ajudado as autoridades brasileiras a compreender todo o processo operacional. "A Fifa tem total confiança nas autoridades brasileiras para assegurar que os planos adequados estão sendo implementados", afirmou a entidade.

O COI seguiu o mesmo tom em seu discurso: reforçou que a questão da segurança também já está sendo discutida e expressou sua confiança na organização brasileira para organizar os Jogos Olímpicos de 2016.

"As medidas de segurança são de responsabilidade dos governos. No passado, o Rio e o Brasil mostraram que são capazes de receber grandes eventos com segurança", comentou Andrew Mitchell, porta-voz da entidade, referindo-se aos Jogos Pan-Americanos de 2007.


Leia mais sobre: Interpol Copa do Mundo Olimpíadas

> Você tem mais informações? Envie para Minha Notícia, o site de jornalismo colaborativo do iG


AE

Militares entram em ação no Rio

Militares em ação no Rio
Guerra declarada da polícia contra o tráfico tem aterrorizado a "cidade maravilhosa"

Topo
Contador de notícias