iG - Internet Group

iBest

brTurbo

 

Futebol

29/10 - 10:36

Mano convoca Ronaldinho Gaúcho para amistoso contra a Argentina
Treinador divulgou lista com 23 nomes para o amistoso do dia 17 de novembro e manteve fora da relação o goleiro Júlio César e o lateral-direito Maicon, ambos da Inter de Milão

iG São Paulo

O técnico Mano Menezes anunciou nesta sexta-feira os 23 jogadores convocados para o amistoso contra a Argentina, no dia 17 de novembro, em Doha, no Catar. A grande novidade é Ronaldinho Gaúcho, do Milan, que volta à seleção após um ano e meio. Outras novidades são o retorno de Neymar, do Santos, e a primeira convocação do meia Douglas, do Grêmio, conforme previu o colunista Alberto Helena Jr. na quarta-feira.

Mano esteve na Europa para assistir a alguns jogos, e Ronaldinho ganhou atenção especial. Foi aprovado. “Entendemos que poderíamos voltar a pensar nele. Ronaldinho vem numa sequência boa em termos de produção”, disse o treinador.

Veja a entrevista de Mano Menezes

Um dos fatores que valorizam o jogador do Milan é a contusão de Paulo Henrique Ganso, que deixou uma vaga aberta no setor de armação. “O Ronaldinho é referência na posição e vai agregar valor a um setor no qual a gente ainda precisa evoluir”, declarou Mano Menezes.

E o técnico da seleção disse que pretende usar Ronaldinho justamente na armação, mais centralizado, na vaga que era ocupada por Ganso. “Ele está jogando diferente do que jogava no Barcelona, onde se posicionava do lado do campo. Hoje ele joga mais centralizado, com três jogadores por trás e Pato e Ibrahimovic na frente. É o que penso sobre seu posicionamento. Teremos três jogadores por trás, para que o meio-campo tenha mais sustentação e o Ronaldinho tenha liberdade para fazer o que sabe”.

Já o caso de Neymar, que ficou fora da convocação anterior por problemas de comportamento, está encerrado. “Não vamos passar do ponto no assunto para não deixar de valorizar o futebol que o Neymar joga, que é a parte principal”.

Porém, o treinador admite que a punição ao atleta do Santos era necessária. “Estamos tendo essa preocupação porque o jogador merece, pelo talento e pela qualidade do futebol. Então, no ponto certo nós vamos interferir um pouco”.

Diferente de Ronaldinho e Neymar, dois jogadores que estavam cotados para voltar à seleção ficaram fora da convocação: o goleiro Júlio César e o lateral-direito Maicon. Os dois atletas da Inter de Milão não defendem o Brasil desde a Copa do Mundo da África do Sul.

Mano disse que não vê com bons olhos a convocação “emergencial” só porque o adversário é a Argentina. “Seria cômodo levar jogadores como Júlio César, Lúcio e outros, com experiência de enfrentamento contra a Argentina. Mas precisamos testar outros jogadores também. Pra você saber como as coisas vão funcionar, é preciso trazer para a seleção. E é isso que estamos fazendo”.

Veja a lista de jogadores convocados:

Goleiros
Victor - Grêmio
Jefferson - Botafogo
Neto - Atlético Paranaense

Laterais
Daniel Alves - Bacelona
Rafael - Manchester United
André Santos - Fenerbahçe
Adriano - Barcelona

Zagueiros
Thiago Silva - Milan
David Luiz - Benfica
Alex Costa - Chelsea
Rever - Atlético Mineiro

Volantes
Lucas - Liverpool
Sandro - Tottenham
Jucilei - Corinthians
Elias - Corinthians
Ramires - Chelsea

Meias
Douglas - Grêmio
Philippe Coutinho - Internazionale
Ronaldinho Gaúcho - Milan

Atacantes
Robinho - Milan
Neymar - Santos
Alexandre Pato - Milan
André - Dínamo de Kiev


Leia mais sobre:

> Você tem mais informações? Envie para Minha Notícia, o site de jornalismo colaborativo do iG


Getty Images

Ronaldinho Gaúcho atuando pela seleção brasileira

Ronaldinho Gaúcho
Meia-atacante foi observado por Mano no Milan e voltou a ser convocado para a seleção

Topo
Contador de notícias