iG - Internet Group

iBest

brTurbo

 

Futebol

27/10 - 09:00

Em 2011, dupla Atletiba quer torcida no interior do Paraná

Clubes apostam em fórmula do estadual para difundir marcar e confrontar preferência que é dada aos clubes paulistas e à dupla Gre-Nal

Altair Santos, especial para o iG

Pela primeira vez neste século, a fórmula do Campeonato Paranaense de 2011 vai permitir que a dupla Atletiba atue em todas as cidades do interior que têm clubes na primeira divisão estadual. Por isso, Atlético e Coritiba veem na disputa a oportunidade de ampliar suas torcidas no Paraná e reverter o quadro apontado por recentes pesquisas, que mostram que o Corinthians paulista é o clube que tem a maior simpatia dos paranaenses, com 12,5% da preferência, contra 9,6% dos atleticanos e 7,5% dos coritibanos.

Para o diretor de futebol da Federação Paranaense de Futebol, Amilton Stival, quando a fórmula do Paranaense 2011 foi elaborada, a intenção foi exatamente a de permitir que os dois principais clubes do Estado pudessem se mostrar no interior. “A expectativa é de que o quadro atual, onde clubes de São Paulo e do Rio Grande do Sul têm a simpatia da torcida do interior, seja revertido. A ideia é justamente interiorizar as equipes da capital”, disse o dirigente.

Segundo o diretor de marketing do Atlético, Paulo César Verardi, a meta de ampliar a torcida do clube no interior paranaense só será alcançada se o time tiver boas atuações em campo. “Nossa preocupação será realizar atuações que convençam o torcedor do interior a se sentir atraído pelo Atlético. Depois entra o marketing, para manter a torcida que nós já temos no interior e trabalhar no crescimento dela. Em termos de branding, a fórmula do Campeonato Paranaense será importante”, avalia.

Já o Coritiba pretende utilizar a experiência que teve em Joinville, quando cumpriu a punição imposta pelo STJD, para difundir a marca no interior do Paraná. “Temos um case de sucesso recente, que é Joinville. Realizamos um bom trabalho, a ponto de hoje a cidade catarinense ser a terceira no país em visitação do nosso site oficial. Ou seja, cativamos os joinvilenses. A partir daí, partirá nossa ação de marketing para o interior”, diz Oliver Seitz, diretor de marketing do clube.

O estadual de 2011 permitirá que Atlético e Coritiba joguem em Paranaguá, no litoral do Estado, e em Ponta Grossa, Irati, Apucarana, Arapongas, Cianorte, Paranavaí e Cascavel. A resistência maior à dupla está nas cidades do Norte (Apucarana e Arapongas), do Noroeste (Cianorte e Paranavaí) e do Oeste (Cascavel), onde é maior a influência de Corinthians, Palmeiras, São Paulo e Santos – no caso de Norte e Noroeste – e da dupla Gre-Nal – no caso do Oeste.


Leia mais sobre: Atlético-PR Coritiba Atletiba

> Você tem mais informações? Envie para Minha Notícia, o site de jornalismo colaborativo do iG


AE

Torcida do Coritiba lota o Couto Pereira contra a Portuguesa, na volta ao estádio pela segunda di...

Couto Pereira
Torcida do Coritiba marca presença em casa, e agora precisa crescer no interior

Topo
Contador de notícias