iG - Internet Group

iBest

brTurbo

 

Futebol

07/10 - 08:54

Porto Alegre quer dois estádios para manter tradição na Copa do Mundo
De 19 mundiais já disputados, 11 tiveram uma subsede com dois locais de jogos. Capital gaúcha garante que até 2013 terá Beira-Rio e Arena Grêmio prontos

Altair Santos, especial para o iG

O Brasil indicou 12 cidades para sediar jogos da Copa do Mundo 2014. No entanto, algumas subsedes, por conta do atraso no início das obras, estão sob risco. Não é o caso de Porto Alegre, que, animada com os avanços da modernização do Beira-Rio e da construção da Arena Grêmio, já cogita oferecer à Fifa dois estádios.

A capital gaúcha se apega a uma tradição dos Mundiais. De 19 já disputados, 11 tiveram uma subsede com dois estádios. A mais recente foi a África do Sul, que em Joanesburgo teve o Soccer City e o Ellis Park recebendo jogos da Copa 2010. Os gestores do mundial na cidade gaúcha acham difícil reverter o que já foi determinado pela Fifa e pelo Comitê Organizador Local, com apenas um estádio em cada subsede. Porém, avaliam que, se Beira-Rio e Arena Grêmio estiverem prontos até o final de 2012, terão fortes argumentos para convencer a Fifa.

Segundo o secretário extraordinário da Copa 2014, Eduardo Antonini, e o secretário municipal da Copa, Ricardo Gothe, não é inviável Porto Alegre ser a única subsede brasileira com dois estádios. “Se porventura, em função de todos os projetos e dos controles e monitoramentos que a Fifa faz, ela entender que precisa de um espaço a mais no Brasil, porque outra localidade de repente não atendeu a todo o processo, Porto Alegre estará à disposição e contará com dois estádios”, diz Antonini. Gothe completa: “O Beira Rio-Rio é o estádio oficial, mas nossa intenção é que os dois estádios fiquem disponíveis para a Copa 2014”.

Na pior das hipóteses, as secretárias gaúchas que tratam da Copa no Rio Grande do Sul tentarão “encaixar” a Arena Grêmio na Copa das Confederações. Conforme declaração do presidente do Comitê Organizador Local, Ricardo Teixeira, as cidades que estiverem preparadas receberão os jogos da Copa das Confederações. Estamos fazendo o possível para que Porto Alegre seja uma delas. Talvez seja uma estratégia interessante para a cidade oferecer dois estádios, um para a Copa das Confederações e outro para a Copa do Mundo. A escolha, no entanto, é realizada pelo Comitê Organizador Local”, diz o secretário municipal.

Os dois estádios em Porto Alegre também animam a cidade a entrar na disputa para ter jogos até as semifinais da Copa 2014. “Com a Arena Grêmio, teremos a melhor basecamp da Copa, que é a oferta de outros estádios, além do oficial, para que as seleções possam treinar. Além disso, as obras de infraestrutura e nossa rede hoteleira credenciam Porto Alegre a reivindicar uma semifinal. Só que isso depende de a Fifa designar. Se ela quiser, estaremos à disposição com dois estádios para a Copa e para a Copa das Confederações”, afirma Eduardo Antonini.


Leia mais sobre: Copa 2014 estádio Porto Alegre Beira-Rio Arena Grêmio

> Você tem mais informações? Envie para Minha Notícia, o site de jornalismo colaborativo do iG


Divulgação

us arena gremio

Arena Grêmio
O estádio oficial de Porto Alegre é o Beira-Rio, mas a nova casa gremista também quer a Copa

Topo
Contador de notícias