iG - Internet Group

iBest

brTurbo

 

Futebol

12/09 - 17:55

Botafogo vence o São Paulo e entra na briga pelo título
Loco Abreu abre caminho para a vitória por 2 a 0 e deixa o time a quatro pontos do Fluminense e a um do Corinthians

Thales Soares, iG Rio de Janeiro

Loco Abreu não é um gênio da bola, nem costuma ficar com ela nos pés por mais de do que alguns segundos. Mas ao que se propõe, ele mostra seu valor. Neste domingo, estava na hora certa e no lugar certo para abrir caminho para a vitória por 2 a 0 do Botafogo sobre o São Paulo, no Engenhão. Com o resultado, que teve direito a olé, o time chegou aos 37 pontos, na terceira colocação, a um ponto do vice-líder Corinthians e a quatro do líder Fluminense.

O anúncio da escalação de Loco Abreu no ataque animou a torcida do Botafogo. Apesar de Herrera ter ficado fora, vetado no vestiário do Engenhão, o time se portou bem e tentou aproveitar a velha arma ofensiva, com bolas altas para o atacante uruguaio.

AE
Uruguaio Abreu marcou o segundo do Botafogo no Engenhão

Abreu teve poucas chances no primeiro tempo, mas sua presença preocupa a defesa do São Paulo e abria espaço para Maicosuel e Renato Cajá. Logo no começo do jogo, o ataque ainda ganhou o reforço de Edno, que entrou no lugar de Marcelo Cordeiro, com dores na coxa direita.

O resultado foi uma certa pressão do Botafogo. O São Paulo esperava encaixar um contra-ataque, mas parava na eficiência da defesa adversária. Mesmo assim, faltaram chances claras de gol. Fahel, de cabeça, aos 21 minutos, levou perigo e marcelo mattos arriscou dois chutes de longe.

Veja os gols de Botafogo 2 x 0 São Paulo

A torcida do Botafogo estava irritada com a arbitragem. Carlos Eugênio Simon foi muito xingado ao dar apenas cartão amarelo para o zagueiro Xandão, por falta em Maicosuel. Depois, o coro aumentou com uma entrada de Casemiro em Marcelo Mattos, que resultou na saída do volante do Botafogo ainda no primeiro tempo.

Já nos acréscimos, a chance que mais animou a torcida do Botafogo saiu dos pés de Edno. Ele chutou de longe, Rogério Ceni soltou, mas Loco Abreu não chegou a tempo para pegar o rebote e o goleiro do São Paulo aliviou o perigo.

O ritmo do Botafogo continuou forte no segundo tempo, mantendo os cruzamentos como arma principal. Aos dois minutos, Renato Cajá cobrou falta Loco Abreu desviou para o meio da área, mas Antônio Carlos e Fahel não conseguiram finalizar.

AE
O São Paulo, de Richarlyson, não resistiu à pressão do Botafogo no Rio

Aos quatro, em mais uma boa jogada de Renato Cajá, Caio recebeu livre, mas finalizou fraco, nas mãos de Rogério Ceni. O São Paulo não conseguia sair da sua defesa e facilitava a pressão do Botafogo, que quase fez o primeiro com Edno, aos sete. Caio ainda perdeu outra chance aos 10. Uma verdadeira blitz.

Depois de inúmeras chances, o Botafogo finalmente encontrou o caminho do gol. Caio arrancou livre e chutou para a defesa de Rogério Ceni. No rebote, Loco Abreu bateu de direita e balançou a rede do Engenhão, aos 22 minutos.

O Botafogo levou alguns sustos depois de abrir o placar, mas era perigoso nos contra-ataques. Aos 34, Renato Cajá lançou Edno, que entrou livre na área e chutou cruzado para fazer 2 a 0 e selar a arrancada para a disputa do título do Campeonato Brasileiro.


FICHA TÉCNICA - BOTAFOGO 2 x 0 SÃO PAULO


Local: Engenhão, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 12 de setembro de 2010 (Domingo)
Árbitro: Carlos Eugênio Simon (Fifa-RS)
Assistentes: Altemir Hausmann (Fifa-RS) e Roberto Braatz (Fifa-PR)
Público: 24.050 pagantes
Renda: R$ 520.350,00
Cartões amarelos: Xandão e Samuel (SP)
Gols:
BOTAFOGO: Loco Abreu, aos 22 minutos do segundo tempo. Edno, aos 34 minutos do segundo tempo.

BOTAFOGO: Jefferson; Antônio Carlos, Leandro Guerreiro e Fábio Ferreira; Alessandro, Marcelo Mattos (Caio), Fahel, Maicosuel (Lucio Flavio) e Marcelo Cordeiro (Edno); Renato Cajá e Loco Abreu
Técnico: Joel Santana

SÃO PAULO: Rogério Ceni; Jean, Xandão, Samuel e Richarlyson; Rodrigo Souto, Casemiro (Ilsinho), Jorge Wagner (Carlinhos Paraíba) e Marcelinho (Marlos); Dagoberto e Fernandão
Técnico: Sérgio Baresi


Leia mais sobre:

> Você tem mais informações? Envie para Minha Notícia, o site de jornalismo colaborativo do iG


Topo
Contador de notícias