iG - Internet Group

iBest

brTurbo

 

Futebol

08/09 - 16:56

Vitória x Palmeiras já valeu título do Brasileiro e rebaixamento

História começou em 1993, quando o Palmeiras foi campeão nacional; em 2002, jogo marcou queda do time paulista

Danilo Lavieri, iG São Paulo

Palmeiras e Vitória se encontram nesta quarta-feira e repetem um duelo que já marcou vida dos palmeirenses nos dois extremos possíveis. Há aqueles encontros que a torcida paulista preferia esquecer e aqueles que ganham homenagens até hoje.

Tudo começou em 1993, na final do Campeonato Brasileiro daquele ano, quando o Palmeiras voltou a ser o melhor do país depois de 20 anos de ter conseguido pela segunda vez, em 1973. Na ocasião, o time embalado pelos investimentos da Parmalat venceu a primeira, na Fonte Nova, por 1 a 0, com gol de Edilson. No jogo de volta, a festa se completou com gols de Evair e Edmundo para quase 90 mil pessoas presentes no Morumbi comemorarem aquele que era o tricampeonato nacional do time do Palestra Itália.

Em 2002, o Palmeiras precisava vencer o Vitória também no Barradão para escapar da maior mancha de sua história, o rebaixamento. Não conseguiu e acabou desclassificado da elite nacional, forçado a disputar a divisão de acesso no ano seguinte. 

Recomeçando praticamente do zero, em 2003, o Palmeiras iniciava a temporada que demoraria a passar. Rebaixado para a Série B, a equipe voltou a encontrar o rival que havia o batido meses atrás. E o resultado, mais uma vez, não foi dos melhores. Sofreu com um resultado humilhante dentro de casa que resultou em protestos por parte da torcida, e reformulação dentro de campo. Na partida de ida da Copa do Brasil daquele ano, o Vitória atropelou o Palmeiras por 7 a 2, com direito a furada inesquecível do ídolo Marcos. A vitória por 3 a 1 no jogo de volta pouco adiantou para amenizar o sofrimento da torcida palmeirense.

Em 2010, as equipes voltaram a se encontrar, desta vez na fase brasileira da Copa Sul-Americana. Na ida, o Vitória fez valer o mando de campo e saiu com o placar de 2 a 0 a seu favor. Na partida de volta, o jogo era decisivo e um milagre colocaria o time paulista nas oitavas-de-final da competição. E foi o que aconteceu. Aos 48 minutos, Marcos Assunção bateu uma falta de maneira perfeita e selou a classificação palmeirense. O jogo ainda serviu de comemoração para os 500 jogos do goleiro Marcos.

No geral, o Palmeiras leva a melhor. Os times já se enfrentaram 34 vezes, com 18 vitórias palmeirenses, sete baianas e nove empates.

Nesta quarta-feira, o encontro ainda não mostrou nenhum ingrediente especial, mas todo cuidado é pouco por parte dos dois lados. Palmeiras e Vitória lutam contra a instabilidade e a má fase no Campeonato Brasileiro.


Leia mais sobre: palmeiras vitória campeonato brasileiro

> Você tem mais informações? Envie para Minha Notícia, o site de jornalismo colaborativo do iG


Arquivo

Palmeiras x Vitória - 1993

Palmeiras x Vitória
Em 1993, equipe paulista sagrou-se campeã brasileira após duas vitórias sobre o rival baiano

Topo
Contador de notícias