iG - Internet Group

iBest

brTurbo

 

Futebol

31/08 - 17:51

Com "Fielzão" como palco da abertura, Teixeira é alvo de crítica do "Financial Times"
Tempo e custos para construção de estádio em Itaquera, assim como relação da CBF com Andrés Sanchez, são questionados

Pedro Taveira, iG São Paulo

O anúncio de que “Fielzão” será o estádio de São Paulo na Copa do Mundo de 2014 e, por isso, provável palco do jogo inaugural da competição não foi bem recebido pela imprensa internacional. A organização brasileira para o Mundial e a escolha do local foram duramente criticadas em análise feita pelo jornal britânico “Financial Times”

O artigo destaca, ironicamente, a boa notícia: a cidade de São Paulo tem um estádio. A má, no entanto, é que este ainda não está construído e não ficará pronto até o fim de 2012, prazo estipulado pela Fifa. O “Times” aponta que a futura arena corintiana foi escolhida pelo presidente da CBF (Confederação Brasileira de Futebol), Ricardo Teixeira, sem nem mesmo ver seu projeto, em detrimento do Morumbi, que comporta 75 mil torcedores e precisaria passar por reformas.

O preço da obra também é levado em questão. Estima-se que a Odebrecht, construtora responsável por erguer o estádio de Itaquera, irá gastar R$ 350 milhões. O agravante é que o projeto mostra inicialmente capacidade para 48 mil espectadores, menos do que a Fifa exige para o jogo de abertura. A ampliação para 65 mil poderia custar mais R$ 180 mi. O valor é mais da metade do que o São Paulo gastaria para atender aos pedidos da entidade máxima para ter sua casa no evento.

“Este é o jeito como as coisas são feitas pela CBF”, critica Andrew Downie, ao analisar que a escolha pelo “Fielzão” se deve, “talvez não coincidentemente”, ao fato de Teixeira ser aliado político de Andrés Sanches, presidente do Corinthians, e inimigo do mandatário são-paulino, Juvenal Juvêncio.

O “Financial Times” encerra dizendo que, assim como quase todas as questões de organização da Copa-2014, ainda há muitas perguntas sem resposta sobre o assunto.


Leia mais sobre: Estádio de Itaquera Corinthians CBF Financial Times Ricardo Teixeira

> Você tem mais informações? Envie para Minha Notícia, o site de jornalismo colaborativo do iG


Divulgação

estadio corinthians maquete

Estádio de Itaquera
"Financial Times" critica construção de uma arena em uma cidade que já tem o Morumbi

Topo
Contador de notícias