iG - Internet Group

iBest

brTurbo

 

Futebol

30/08 - 17:16

Com Arena Palestra, Kassab cogita dois estádios na Copa 2014

"Tudo que puder ser feito, será feito", afirmou o prefeito de São Paulo; arena palmeirense deve ser concluída até 2012

Gazeta Esportiva

No dia em que anunciou oficialmente o plano de realizar o primeiro jogo da Copa do Mundo de 2014 no futuro estádio do Corinthians, Gilberto Kassab, prefeito de São Paulo, garantiu que a Arena Palestra também pode ser aproveitada durante a competição.

"O Palmeiras apresentou proposta e o Governo do Estado e a Prefeitura estão dando todo apoio necessário, porque a nova arena do Palmeiras é uma hipótese para que possamos fazer jogos da Copa do Mundo. Tudo que podia ser feito, foi feito. Tudo que puder ser feito, será feito", afirmou Kassab.

Ao lado do governador Alberto Goldman e de Andrés Sanchez, presidente do Corinthians, o prefeito visitou o terreno do futuro estádio do clube na manhã desta segunda-feira, em Itaquera. Para receber a abertura da Copa, o projeto inicial de 48 mil pessoas precisaria ser ampliado para, pelo menos, 65 mil.

O Palmeiras realizou o amistoso de despedida do Palestra Itália contra o Boca Juniors no último dia 9 de julho e planejava iniciar as obras em seguida. No entanto, uma série de problemas burocráticos ainda impede o clube de começar a remodelar o estádio adquirido em 1920.

Na semana passada, o Cades (Conselho Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável) reprovou o Rivi (Relatório de Impacto de Vizinhança) elaborado pelo Palmeiras em conjunto com a WTorre, construtora responsável pelo projeto de reforma.

Com capacidade para receber 45 mil pessoas, a Arena Palestra deve ser concluída em 2012, antes da Copa das Confederações, prevista para o ano seguinte. De acordo com Kassab, o esforço para garantir a abertura do Mundial de 2014 no estádio do Corinthians não prejudicará a reforma da casa rival.

"Isso em nada afetará nosso esforço contínuo de seguir dando todo apoio para a Arena Palestra. Precisamos habilitar a arena do Palmeiras para os jogos da Copa e o Palmeiras merece ter seu estádio. É evidente que vamos dar todo apoio", prometeu o prefeito.

Na Copa de do Mundo de 2010, Johanesburgo contou com o Soccer City e o Ellis Park. A cidade, por sinal, recebeu o jogo de abertura do torneio. No entanto, a África do Sul estabeleceu apenas nove sedes. No Brasil, convencida pela CBF (Confederação Brasileira de Futebol), a Fifa aceitou 12 cidades.

Kassab ainda descartou a utilização do Paulo Machado de Carvalho em 2014. "O Pacaembu, além de público, é tombado. Tem um grupo de trabalho procurando o melhor modelo de ocupação do estádio e existe uma determinação do Ministério Público em relação ao número de eventos que podem ser realizados", explicou.


Leia mais sobre:

> Você tem mais informações? Envie para Minha Notícia, o site de jornalismo colaborativo do iG


Topo
Contador de notícias