iG - Internet Group

iBest

brTurbo

 

Futebol

16/08 - 11:38

Futebol paranaense ganha memória visual

Cinéfilo resgata imagens de jogos históricos de Atlético, Coritiba e Paraná Clube, e vídeos viram “blockbusters” para os torcedores

Altair Santos, especial para o iG

Há cinco anos, o historiador e cinéfilo Luiz Renato Silva Ribas, de 76 anos, ganhou três vídeos em VHS de jogos antigos de futebol envolvendo clubes do Paraná. Assistiu, repassou a amigos e começou a receber pedidos de cópias. De repente, vieram mais solicitações de quem queria ver outros jogos do passado. O volume de apelos o levou a criar o projeto Memória Paranaense.

Contando com pesquisas em arquivos de emissoras de televisão de Curitiba e parcerias com organismos como Museu de Imagem e de Som, Fundação Cultural de Curitiba e Universidade Federal do Paraná, Luiz Renato Silva Ribas conta hoje com 71 DVDs que ajudam a preservar a história do futebol paranaense. Ele ressalta que todos preservam as gravações originais. “Não temos o direito de fazer quaisquer alterações em produtos produzidos por terceiros, também porque a originalidade é importante”, afirma.

Como não vence os pedidos de locação, ele decidiu montar em sua videoteca, em Curitiba, uma sala de projeção em que, diariamente, às 19h, passa jogos para aficionados. Algumas destas partidas são raridades. “Tenho um Atletiba (clássico Atlético-PR x Coritiba) de 1949, disputado no velho Joaquim Américo, que o Atlético venceu por 3 a 1”, conta.

Ribas destaca que a partida foi beneficente e, entre as imagens, aparece o ex-goleiro Caju – considerado um principais ídolos do Atlético Paranaense – arrecadando donativos para os atingidos por uma enchente em Santa Catarina. Porém, esse não está entre os jogos mais requisitados. Os “campeões de audiência” são o jogo em que o Coritba sagrou-se campeão brasileiro de 1985 e o que deu o título nacional ao Atlético, em 2001.

Outro jogo raro que faz parte do acervo é uma partida de 1996 – Atlético 2 x 0 Palmeiras, pelo Campeonato Brasileiro – narrada em inglês. “Foi uma doação de um canal de televisão inglês”, revela Luiz Renato Silva Ribas, cuja sala de projeção de 25 lugares já se revela pequena. “Já tem gente fazendo reserva de vaga”, comemora. 

O retorno do público faz o historiador ampliar sua pesquisa. Agora ele quer resgatar imagens de jogos disputados no interior do Paraná. “Já temos algumas coisas, como jogos disputados em Londrina, Mandaguari e Maringá, mas a ideia é ter um acervo igual aos dos clubes da capital”, diz Ribas, que também tem se dedicado atualmente a outro projeto, que é o resgate do radialismo esportivo paranaense.

Perguntado se esperava tal retorno por investir na história do futebol paranaense, com poucas conquistas nacionais e internacionais, o historiador devolve com outra pergunta: “Quem disse que santo de casa não faz milagres?”

Serviço

Instituto Cultural Cinevideo 1
Rua Padre Anchieta , 458, Mercês, Curitiba-PR
Telefone: (41) 3223-4343
Site: www.memoriaparanaense.com.br


Leia mais sobre: Atlético-PR Coritiba Paraná Clube

> Você tem mais informações? Envie para Minha Notícia, o site de jornalismo colaborativo do iG


Gazeta Press

atletico-pr sao caetano campeao brasileiro 2001

São Caetano x Atlético-PR
Título brasileiro dos atleticanos é um dos jogos mais pedidos no projeto Memória Paranaense

Topo
Contador de notícias