iG - Internet Group

iBest

brTurbo

 

Futebol

03/08 - 11:55

Conmebol não define de onde sairá vaga na Libertadores para campeão da Sul-Americana

Torneio começa nesta terça-feira com promessa de vaga para o campeão na Libertadores do ano que vem

Paulo Passos, iG São Paulo

Pela primeira vez desde que foi criada a Copa Sul-Americana, que começa nesta terça-feira, o campeão do torneio desse ano se classificará para a Libertadores da América de 2011. A promessa da Conmebol (Confederação Sul-americana de Futebol) tenta aumentar o interesse dos clubes na competição que começou a ser disputada em 2002. A entidade, entretanto, não divulga se algum dos 11 países que disputam a Libertadores perderá uma das vagas que será destinada ao vencedor da Sul-Americana.

“O certo é que o campeão estará na Libertadores do ano que vem. Ainda não definimos como vamos equacionar isso”, admite ao iG o porta voz da Conmebol Nestor Benitez. Segundo a entidade, o torneio mais importante do continente continuará com oito grupos de quatro times. “O vencedor da Sul-Americana conquistará uma vaga direta em um desses grupos”, completa Benitez.

Na última edição da Libertadores, 26 times se classificaram para a fase de grupos, sendo quatro brasileiros: o campeão da Copa do Brasil e os três primeiros colocados do Campeonato Brasileiro. Outras 12 equipes disputaram uma pré-Libertadores, incluindo o Cruzeiro, que ficou na quarta posição do Brasileiro de 2009. Desses, seis se classificaram para a fase de grupos.

“O número de vagas do Brasil não será alterado. Se um clube brasileiro ganhar o torneio, teremos seis participantes na Libertadores do ano que vem”, garante o diretor de competições da CBF (Confederação Brasileira de Futebol) Virgílio Elísio.

A Sul-Americana começa nesta terça-feira. O jogo de abertura do torneio será em Montevidéu entre o Defensor Sporting, do Uruguai, contra Olímpia, do Paraguai, às 19h de Brasília. 

Nesta quarta-feira, os brasileiros entrarão em campo. Grêmio Prudente e Atlético-MG se enfrentam às 19h, em Presidente Prudente. Na quinta, às 19h30, Goiás e Grêmio jogam no Serra Dourada. Palmeiras, Avaí, Santos e Vitória também disputam o torneio, mas entram em campo somente na próxima semana.

Após a primeira fase com confrontos regionais, as equipes se classificam para as oitavas de final. Para ser campeão da Sul-Americana e garantir uma vaga na Libertadores do ano que vem, uma equipe precisará disputar dez partidas.


Leia mais sobre: Copa Sul-Americana Libertadores Conmebol

> Você tem mais informações? Envie para Minha Notícia, o site de jornalismo colaborativo do iG


Getty Images

Jogadores do LDU comemoram a conquista da Copa Sul-Americana de 2009

Copa Sul-Americana
Equatorianos do LDU comemoram a conquista da edição de 2009 sobre o Fluminense, no Maracanã

Topo
Contador de notícias