iG - Internet Group

iBest

brTurbo

 

Futebol

24/07 - 14:17

Internet muda perfil das torcidas de Grêmio e Inter

Sites, blogs, Twitter e Orkut criam novas formas de o torcedor acompanhar a dupla gaúcha. Agora, eles sabem mais dos clubes, participam mais e também cobram mais das diretorias

Altair Santos, especial para o iG

Foi-se o tempo em que torcer pelo clube do coração era apenas ir ao estádio acompanhar um jogo, comemorar a vitória ou sofrer com a derrota. Hoje, a palavra “torcer” está sendo substituída por “participar”. E participar significa viver a vida do clube quase 24 horas por dia. É o que pelo menos 500 mil torcedores de Grêmio e Internacional passaram a fazer desde que a internet permeou o dia-a-dia da dupla Grenal na rede, através de sites, blogs e redes sociais, como Twitter e Orkut.

Recentemente, o Grêmio promoveu um encontro dos torcedores que participam de todo tipo de ferramentas na web cujo clube é protagonista. O evento, ocorrido antes da final do Gauchão, comemorou a marca de 200 mil pessoas conectadas com o Grêmio pelo mundo afora. O número impressionou o clube e o levou a rever seu relacionamento com a torcida. “Dentro da ouvidoria do Grêmio criamos uma área específica para os internautas, que é o Blog dos Mosqueteiros, o canal direto entre torcida e clube”, explica a assessora de imprensa do clube, Bianca Ramos.

O departamento de comunicação do Grêmio também ganhou reforço para cuidar deste novo tipo de relacionamento. Hoje, a comunicação no clube é dividida em três setores: assessoria de imprensa dos atletas e da comissão técnica; comunicação via GrêmioTV e rádio Grêmio; e comunicação responsável pelos sites, redes sociais, informativo interno e revista. Tudo porque a demanda por informações do clube aumentou praticamente 1.000% na última década, segundo dados da própria assessoria de imprensa.

Já o Internacional estima ter 300 mil torcedores que acessam diariamente suas ferramentas na internet. Só o twitter do clube tem 25 mil seguidores, mas recentemente perdeu em audiência para os twitteiros de Rafael Sobis e Tinga, que chegaram a bater na casa dos 30 mil seguidores cada um. O canal do clube mais acessado ainda é o site, seguido de blogs e Orkut. Neste ano, o Inter investe em dois novos canais: a rádio e a TV Inter. São ferramentas que hoje têm 5 mil acessos diários, mas o clube estima que possa duplicar esses números até o final da temporada.

O clube também investe em um relacionamento diferenciado na internet com seus 106 mil sócios. A venda online de ingressos é um deles. A loja virtual do clube também apresentou um crescimento de 10% no volume de vendas este ano, comparado com o mesmo período de 2009. “A internet é vista pelo Inter também como uma ferramenta para gerar receita, não só relacionamento”, diz Aleco Mendes, assessor de imprensa do clube.


Leia mais sobre: Internacional Grêmio

> Você tem mais informações? Envie para Minha Notícia, o site de jornalismo colaborativo do iG


Vipcomm

tinga inter

Tinga
Meio-campista do Inter chegou a ter mais seguidores no Twitter do que o próprio clube

Topo
Contador de notícias