iG - Internet Group

iBest

brTurbo

 

Futebol

20/07 - 12:40

Sem jogadores na África do Sul, Grêmio já mira 2014

Clube, que viu Victor ser descartado por Dunga de forma surpreendente, prepara uma nova safra para se fazer representar na a próxima Copa

Altair Santos, especial para o iG

A ausência do goleiro Victor na lista de convocados de Dunga para a Copa do Mundo da África do Sul ensinou ao Grêmio uma lição. Vacinado, o clube gaúcho já armou uma estratégia para assegurar a presença de atletas gremistas no Mundial de 2014. E o plano passa pela Olimpíada de 2012, em Londres.

De acordo com executivos do departamento de futebol do Grêmio, a avaliação interna apontou duas explicações para a surpreendente ausência de Victor na lista de convocados: 1) não ter mantido a comissão técnica da seleção brasileira constantemente informada sobre o desempenho de Victor; 2) ter faltado ao camisa 1 um histórico em seleções de base e em competições internacionais.
 
No entender do clube, a hora agora é de trabalhar para ter a maior quantidade de jogadores nas seleções de base. Na primeira convocação destas equipes nacionais na fase pós-Copa, o Grêmio já conseguiu emplacar o meio-campista Bérgson na seleção sub-19.  Além dele, pelo menos outros três jogadores são considerados nomes certos em futuras convocações para seleções de base da CBF: os zagueiros Saimon e Mário Fernandes e o meio-campista Adílson.

O que o Grêmio faz é apostar na renovação pregada pelo presidente da CBF (Confederação Brasileira de Futebol), Ricardo Teixeira. “Nossas categorias de base sempre abasteceram a seleção. E o discurso de renovação motiva ainda mais nosso trabalho”, afirma Cícero Souza, gerente executivo de futebol do clube.

A expectativa gremista é de que a seleção brasileira que representará o país na próxima Olimpíada tenha sua base formada pelas revelações que se destacarem até 2011. O clube entende que, se a sonhada medalha de ouro vier, esses jogadores já estarão credenciados para 2014. “Uma coisa puxa a outra. Estamos tão confiantes que todas as nossas revelações tiveram seus contratos estendidos até 2014”, revela Cícero Souza. O Grêmio fez o mesmo com o goleiro Victor.

Para completar o plano, o Grêmio também conta com a volta de um gremista ao comando da equipe nacional. Em 2002, Luiz Felipe Scolari. Agora, Mano Menezes e Adílson Batista freqüentam as listas de nomes para substituir Dunga. “Se um deles assumir, pode ser um fator de desequilíbrio a nosso favor”, analisa o gerente do futebol do clube.


Leia mais sobre: Victor Grêmio Seleção brasileira

> Você tem mais informações? Envie para Minha Notícia, o site de jornalismo colaborativo do iG


Gazeta Press

victor gremio

Victor
Goleiro era nome certo na lista de Dunga para a Copa, mas ficou fora da relação em cima de hora

Topo
Contador de notícias