iG - Internet Group

iBest

brTurbo

 

Futebol

13/07 - 17:29

Inter cria "consulados" para unir torcida e atrair sócios
Ex-jogadores do clube viram garotos-propaganda e percorrem o país para celebrar a adesão de novos associados e manter torcida ligada ao clube

Altair Santos, especial para o iG

O Internacional desenvolveu um departamento voltado diretamente para os consulados do clube em todo o Brasil. Trata-se de núcleos de torcedores em cidades de outros estados, cujo objetivo principal é manter viva a paixão pelo Inter. Recentemente, os consulados absorveram outra função: buscar novos sócios para o clube.

Para as festas realizadas pelos núcleos, o Internacional passou a enviar uma delegação composta por ex-jogadores, que ajudam a mobilizar a torcida e aproximar quem mora longe de Porto Alegre ao dia-a-dia do clube. Garotos-propaganda do Inter, os ex-jogadores participam de sessões de autógrafos, possam para fotos e levam junto taças das principais conquistas do clube.

Entre os ex-jogadores que viajam para divulgar o Internacional nos consulados estão Claudiomiro, Larry, Waldomiro, Milton Vergara e André. Eles representam as equipes que atuaram pelo clube desde o tempo do Rolo Compressor até o Inter da era Falcão. A mais recente aquisição foi o goleiro Manga, que vestiu a camisa do clube no bicampeonato brasileiro de 1975 e 1976. A presença do ex-jogador é uma das mais requisitadas pelos consulados.

Manga também foi contratado para auxiliar no treinamento dos goleiros das categorias de base do Internacional.  “Ele é mais uma referência para os jovens goleiros e também para aos torcedores dos consulados do clube”, diz Constance Piffero, primeira-dama do Inter, que coordena essa área de divulgação do clube junto com o programa Interagir, que presta assistência social aos ex-jogadores do clube.

 Todos os oito jogadores que atuam como garotos-propaganda do Internacional são funcionários do clube e, por mês, realizam pelo menos três visitas aos consulados. Atualmente, o Inter tem 545 consulados. São 255 no Rio Grande do Sul, 241 em cidades dos 26 estados e mais o Distrito Federal e 49 fora do país. “Até na China o Inter tem quatro consulados”, orgulha-se Constance Piffero.

Outro projeto do Internacional para atrair sócios envolve celebridades que torcem para o clube. Criado em 2008, ele foi denominado de “cônsul cultural”. “São pessoas que representam o Inter em todos os lugares. A ajuda deles, e dos consulados espalhados por todos os cantos do nosso Rio Grande do Sul, do Brasil e do exterior, nos trouxe a condição de ultrapassar a marca de cem mil sócios”, avalia o coordenador do projeto, Carlos Cardoso.  Atualmente, o clube se aproxima dos 115 mil sócios.

Entre os cônsules culturais do Internacional estão Gaúcho da Fronteira, Júlia Lemmertz, Kledir, Marcelo Dourado, Rafinha Bastos, Renata Fan e Rita Lee.


Leia mais sobre: Manga Internacional ex-jogadores

> Você tem mais informações? Envie para Minha Notícia, o site de jornalismo colaborativo do iG


Divulgação

manga internacional

Manga
Ex-goleiro é um dos representantes do clube que rodam por cidades do Brasil e do mundo

Topo
Contador de notícias