iG - Internet Group

iBest

brTurbo

 

Futebol

19/06 - 11:55

Terceiro uniforme é aposta dos times para incrementar receita
Clubes do sul do país fazem modelos alternativos com ajuda dos torcedores e planejam lançamento em datas especiais

Altair Santos, especial para o iG

Uma camisa preta com pequenas listras azuis e brancas vai compor o terceiro uniforme do Grêmio nesta temporada. O modelo foi eleito por 49,4% dos gremistas, que fizeram a escolha através de uma votação pelo site do clube. As vendas começam em julho e a expectativa do marketing da fornecedora de material esportivo é de que pelo menos 100 mil unidades sejam comercializadas.

É essa a função principal do terceiro uniforme, cada vez mais comum nos clubes brasileiros: estimular a torcida a gerar receita através da compra de modelos alternativos. Só que os especialistas em marketing alertam que o lançamento precisa ter um evento que motive a torcida a ir às lojas. O Atlético Paranaense, por exemplo, aproveitou a estada da seleção brasileira em Curitiba, em maio, para lançar sua terceira camisa.

O clube paranaense adotou um tom azul bem escuro. Segundo o diretor de marketing do Atlético, Paulo César Verardi, a ideia era marcar o orgulho dos atleticanos de receber a seleção em seu CT. “Chancelamos a passagem do Brasil por aqui e a venda está surpreendendo, pois a camisa três já está rivalizando com a número um na preferência do torcedor”, diz Verardi.

O Grêmio também pretende que as vendas da nova terceira camisa cresçam na disputa da Copa Sul-americana, quando o time usará a camisa pela primeira vez. Para o clube gaúcho, que nunca venceu o torneio continental, a Sul-Americana terá grande importância no segundo semestre e a pretensão é que a camisa marque uma boa campanha.

De acordo com o gerente executivo de marketing do Grêmio, Caco Keller, a equipe teve a preocupação de ouvir sua torcida e comprovou que o preto é uma tendência mundial entre os uniformes alternativos. “O uniforme preto está na moda. O México estreou na Copa do Mundo com um uniforme preto, a Alemanha tem um uniforme preto e a terceira camisa do Real Madrid é preta”, ressaltou.

O Coritiba, em 2008, lançou uma camisa preta como terceiro uniforme, mas a substituiu nas comemorações do centenário, no ano passado, adotando um modelo retrô. Agora o clube planeja lançar uma nova terceira camisa, mas isso deve ocorrer somente em outubro. Já o Internacional, que no ano centenário, também festejado em 2009, lançou um terceiro uniforme dourado, pretende mantê-lo nesta temporada, já que a torcida continua consumindo bem o modelo. O clube estaria perto de atingir as 150 mil unidades vendidas.

No ano passado, segundo dados das fornecedoras de material esportivo, os clubes que mais venderam camisas no Brasil foram: Flamengo (média de 18.697 unidades por mês); Corinthians (17.112); São Paulo (16.864); Atlético-MG (15.514); Palmeiras, (13.876); Grêmio (12.402); Vasco da Gama (11.098); e Internacional (10.996).


Leia mais sobre: Grêmio Atlético-PR Coritiba Internacional terceiro uniforme

> Você tem mais informações? Envie para Minha Notícia, o site de jornalismo colaborativo do iG


Divulgação

us camisa gremio

Grêmio
Terceira camisa do time gaúcho foi escolhida pelos internautas no site oficial do time

Topo
Contador de notícias