iG - Internet Group

iBest

brTurbo

 

Futebol

16/06 - 12:51

Sub-20 do Náutico aproveita Copa do Nordeste para aparecer
Durante o período da Copa do Mundo, a disputa do Campeonato do Nordeste possibilitará ao técnico Gallo avaliar as promessas do clube

Nelson Toledano, especial para o iG

Ao contrário dos maiores centros do futebol brasileiro, o futebol no Nordeste não vai parar nesse período de Copa do Mundo. Desde a última terça-feira, dia 8, 13 times deram início ao Campeonato do Nordeste, que está sendo disputado pela nona vez. No Náutico, que entra pela quinta vez no torneio, “sobrou” para a meninada do Sub-20 cobrir as férias dos profissionais.

Para o técnico Sérgio China, treinador do time B e comandante da equipe na competição, o que será visto na verdade é muita vontade e disposição da garotada. “É uma grande motivação para os atletas sub-20. Todos estão muito animados com a possibilidade de aparecerem em uma competição de nível elevado”, afirma China.

Se tomarmos por base a estreia, a perspectiva é das melhores. Toda essa raça foi traduzida na vitória sobre o Ceará, por 2 a 1, de virada, com gols de Erick e Geovanni, de pênalti. O próximo jogo será contra o Treze, nesta noite, na Paraíba.

Quase todas as 15 equipes que jogam o Campeonato do Nordeste entrarão com jovens atletas, ou aqueles pouco utilizados ou recém-promovidos aos profissionais. Segundo China, o fato do técnico Gallo acompanhar todas as partidas já gera uma ansiedade e cria a motivação naturalmente: “O Gallo vê como uma boa preparação para alguns atletas que pouco jogaram e, principalmente, para melhorar a capacidade competitiva deles. A única coisa que pedimos é que tenham personalidade”, diz.

Para evitar criar grandes expectativas, China prefere não citar possíveis destaques do grupo. No entanto, alguns já treinam no time principal como o goleiro Rodrigo Carvalho, único titular, Dinda, Nilson, Saulo, Geovani, Tiago Marim e Erivelto, todos ainda sem oportunidade de entrar em campo na Série B. Até mesmo sobre as chances de o Náutico conquistar esse primeiro título regional, China é ponderado: “Queremos chegar entre os quatro”, analisa.

O Campeonato do Nordeste é organizado pela Liga do Nordeste, com autorização da CBF. Sua primeira edição foi em 1994 e voltou a ser disputado em 1997. O torneio ocorreu por sete anos seguidos, até 2003, para parar novamente, por falta de datas. Após muita briga judicial entre os clubes e a entidade máxima do futebol brasileiro, o Campeonato volta neste ano com transmissão dos jogos para todo o Brasil e mais 10 países do exterior, pela Top Sports. Calcula-se um orçamento de R$ 20 milhões para a competição e a Liga defende um percentual de 5% desse valor destinado às federações. Em 2010, o Nordestão será disputado até 1º de dezembro em três fases.


Leia mais sobre: Náutico Copa do Nordeste Matérias Especiais

> Você tem mais informações? Envie para Minha Notícia, o site de jornalismo colaborativo do iG


Gazeta Press

Sub-20 do Náutico aproveita Copa do Nordeste para aparecer

Boa perspectiva
Garotada do Náutico bateu o Ceará na estreia da Copa do Nordeste, por 2 a 1

Topo
Contador de notícias