iG - Internet Group

iBest

brTurbo

 

Futebol

06/06 - 18:00

Na despedida do Mineirão, Ceará vence Atlético e é vice-líder

Washington fez o único gol da partida em Belo Horizonte e só não colocou seu time na liderança porque o Coritnthians evitou a derrota no Rio

Gazeta Esportiva

O Ceará é vice-líder do Campeonato Brasileiro. Na última partida do Mineirão, que ficará fechado até 2013 para reformas visando a Copa 2014, o time venceu o Atlético Mineiro por 1 a 0, gol de Washington, pela sétima rodada do torneio nacional, e alcançou a liderança. Na saída do jogo, o técnico Vanderlei Luxemburgo criticou a postura de alguns jogadores do Atlético-MG.

Isto porque os nordestinos subiram para 17 pontos e ficaram empatados com o líder Corinthians (que empatou com o Botafogo por 2 a 2). Já a equipe mineira segue dentro da zona de rebaixamento, com apenas cinco pontos.

Após a Copa do Mundo da África do Sul, o Atlético-MG enfrentará o Atlético-GO. Já o Ceará fará um duelo pela primeira colocação diante do Corinthians no estádio Castelão.

O jogo - veja como foi a partida lance a lance
No primeiro tempo, as duas equipes tiveram poucas chances de gol. As chegadas mais perigosas foram do volante Rafael Jataí, pelo Atlético, e do lateral direito Oziel, do Ceará. Principais articulares das duas equipes, Ricardinho e Geraldo, não estavam em dias inspirados e eram pouco objetivos.

A diferença principal das duas equipes estava na consistência da defesa. O Ceará tem a melhor defesa do Brasileirão, sofreu apenas um gol na competição. Assim, Anderson e Fabrício eram seguros na hora de impedir os lampejos do atacante Diego Tardelli.

Lima, Werley e Jairo Campos, trio de zagueiros do Atlético-MG, tinha muito trabalho para parar o veloz Misael, que tinha boa movimentação. Se por um lado os cearenses têm a melhor defesa, os mineiros possuem a zaga mais vazada da competição.

No segundo tempo, as duas equipes vieram mais ousadas. O técnico Vanderlei Luxemburgo sacou Lima para colocar o meia Wendel, mudando o esquema de 3-5-2 para 4-4-2. Porém, a alteração não surtiu efeito rapidamente no Galo.

Melhor para o Ceará, que chegou ao gol aos 10 minutos. Misael avançou pela esquerda, 'sassaricou' para cima do zagueiro Jairo Campos e cruzou para a área. O centroavante Washington esticou a perna esquerda e conseguiu empurrar a bola para o fundo das redes de Aranha.

Com o revés, o Atlético foi com tudo para o ataque. O lateral direito Coelho era um dos melhores da equipe e era dos pés do camisa 2 que saiam as melhores jogadas dos anfitriões. A falta de inspiração de Tardelli, porém, era letal para o ataque mineiro.

Atento a isso, Luxemburgo colocou mais dois atacantes em campo: Ricardo Bueno e Neto Berola, que entraram no lugar do lateral esquerdo Leandro e do meia Ricardinho, respectivamente. Apesar da equipe ganhar em movimentação, não conseguiu penetrar no 'ferrolho' rival.

Pórem, nos acréscimos, o volante Rafael Jataí levou o segundo cartão amarelo e foi expulso, minando as chances do Atlético na partida. Revoltados, os torcedores vaiaram e gritaram os nomes de Jonílson e Correa, volantes que deixaram a equipe recentemente.


FICHA TÉCNICA - ATLÉTICO-MG 0 x 1 CEARÁ


Local:
Estádio do Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
Data: 6 de junho de 2010, domingo
Horário: 16 horas (Brasília)
Árbitro: Célio Amorim (SC)
Assistentes: Marco Antonio Martins e Luís Alberto Kallenberger (ambos de SC)
Cartões amarelos: Werley, Rafael Jataí, Diego Macedo, Ricardo Bueno (A), Diego, Oziel, Anderson e Michel (C)
Cartão vermelho: Rafael Jataí (A)

Gol:
CEARÁ: Misael, aos 10 minutos do segundo tempo

ATLÉTICO-MG: Aranha; Jairo Campos, Lima (Wendel) e Werley; Coelho, Rafael Jataí, Diego Macedo, Ricardinho (Neto Berola) e Leandro (Ricardo Bueno); Muriqui e Diego Tardelli
Técnico: Vanderlei Luxemburgo

CEARÁ: Diego; Oziel, Anderson, Fabrício e Ernandes; Michel, João Marcos, Careca e Geraldo (Erick Flores); Misael (Tony) e Washington (Lopes)
Técnico: Paulo César Gusmão


Leia mais sobre: Mineirão Ceará Atlético Mineiro Campeonato Brasileiro

> Você tem mais informações? Envie para Minha Notícia, o site de jornalismo colaborativo do iG


Gazeta Press

atletico mineiro ceara torcida mineirão

Torcida do Ceará
Mesmo em minoria contra os atletitcanos, fãs da equipe nordestina saíram mais satisfeitos

Topo
Contador de notícias