iG - Internet Group

iBest

brTurbo

 

Futebol

15/01 - 18:05

Reabilitado pelo Galo, Tardelli crê em títulos e Copa em 2010

Um  Atlético-MG "mais forte" que no ano passado. Quem afirma é Diego Tardelli, que sinaliza não ter pressa para deixar Belo Horizonte

Marcelo Monteiro, iG São Paulo

Revelado pelo Tricolor Paulista na Copa São Paulo de juniores de 2004, o atacante Diego Tardelli teve um excelente começo de carreira. Em 2005, virou titular do São Paulo, conquistando os títulos paulista – foi artilheiro do time, com 12 gols – e da Libertadores. Mas depois disso passou por maus momentos, principalmente devido ao temperamento difícil.

Por empréstimo, atuou por Real Bétis (Espanha), São Caetano e PSV Eindhoven (Holanda), antes de voltar ao São Paulo em 2007, para comemorar o título brasileiro. No ano seguinte, foi novamente emprestado, desta vez ao Flamengo, onde também teve uma passagem apenas discreta.

Somente em 2009, já com a camisa do Atlético-MG – que adquiriu 50% de seus direitos econômicos –, Tardelli conseguiu repetir o desempenho de sua primeira temporada profissional, jogando muito e passando distante das polêmicas. Em 2010, mais maduro e menos encrenqueiro, o artilheiro dos Campeonatos Mineiro e Brasileiro do ano passado espera conquistar um título nacional, que a calorosa e barulhenta torcida do Galo espera há tanto tempo. Confira a entrevista:

Você já disputou vários estaduais (Carioca, pelo Flamengo), Paulista (São Paulo) e Mineiro (Galo). O Mineiro é diferente dos demais? No quê?
Aqui a rivalidade é maior, porque tem somente duas equipes. Quer dizer, tem outras e às vezes uma rivalidade entre cidades, mas o bicho pega mesmo é nos jogos contra o Cruzeiro. O Atlético é o maior vencedor daqui e todos querem vencê-lo.

O Atlético tem uma torcida fantástica, mas, ao mesmo tempo, amarga muitos anos sem um grande título. O clube não vence o Estadual desde 2007 (o Cruzeiro é bi) e, em 2009, entusiasmou a torcida com uma grande largada no Brasileiro, mas no fim ficou fora da Copa Libertadores, enquanto o rival garantiu a última vaga. Isso tudo traz um peso a mais para os jogadores?
Pode trazer, sim, mas ao mesmo tempo é muito bom jogar tendo uma torcida como a nossa apoiando o tempo todo. Desde que estou aqui fiquei apaixonado pela massa do Galo e acho que todos os jogadores sentem o mesmo. É melhor ter a torcida atleticana a favor do que contra.

Em 2009, você foi artilheiro dos Campeonatos Mineiro e do Brasileiro, mesmo sem conquistar os títulos. Sente-se com o dever cumprido ou faltou alguma coisa?
De uma certa forma sinto, sim. Vim pra ser artilheiro e pra mostrar a todos que não era apenas uma promessa que não vingou. Mas ainda tenho muito o que fazer, e espero ter o mesmo desempenho este ano.

O ano de 2009 foi o melhor de sua carreira? Você foi convocado para a seleção algumas vezes. Acha que estará na Copa do Mundo?
Com certeza foi o melhor ano da minha carreira. Fui artilheiro, virei ídolo e fui convocado pelo Dunga. Sobre a Copa, é difícil, mas ainda tenho chance. Acredito que se fizer tantos gols quanto fiz no ano passado posso estar, sim, na Copa.

Dá pra garantir aos torcedores atleticanos que você fica no Atlético até o final da temporada?
Já disse ao presidente Alexandre Kalil (do Atlético) que quero permanecer aqui. Tenho contrato até 2013, e não penso em sair agora.

Além do tradicional rival, o Cruzeiro, algum outro time pode surpreender no Estadual?
Sempre surge alguma equipe que dá mais trabalho e acaba surpreendendo. Temos times de tradição em Minas, como o América, por exemplo, mas acredito que a disputa vai ser entre Atlético e Cruzeiro mesmo.

O que o torcedor do Atlético-MG pode esperar na temporada 2010?
Um time ainda mais forte que no ano passado. Mantivemos a base, reforçamos a equipe, estamos com um técnico vencedor e que dispensa apresentações, uma diretoria que nos dá tudo, o melhor centro de treinamento do país e a torcida mais fiel e fanática do Brasil. Podem aguardar que esse ano o Galo vai lutar pelos títulos.


Leia mais sobre: Atlético-MG Galo Diego Tardelli

> Você tem mais informações? Envie para Minha Notícia, o site de jornalismo colaborativo do iG


Gazeta Press

diego tardelli marca e da vitória ao atlético-mg

Diego Tardelli
"Desde que estou aqui fiquei apaixonado pela massa do Galo", derrete-se o atacante

Topo
Contador de notícias