iG - Internet Group

iBest

brTurbo

 

Futebol

15/01 - 09:48

Mineiro: Galo aposta em Luxemburgo para equilibrar forças com a Raposa
Atlético-MG monta projeto ambicioso com novo treinador, enquanto o Cruzeiro foca em sua segunda chance para tentar o tri da Libertadores

Marcelo Monteiro, iG São Paulo

> Paulista: Grandes se dividem entre Libertadores e Copa do Brasil
> Carioca: Renascido, futebol do Rio revê velhos ídolos de volta
> Gaúcho: Grêmio e Inter usam estratégias diferentes para 2010


Atual campeão
: Cruzeiro
Início: 24/1
Término: 3/5
Times: América, América-Teófilo Otoni, Atlético, Caldense, Cruzeiro, Democrata, Ipatinga, Ituiutaba, Tupi, Uberaba, Uberlândia e Villa Nova


Regulamento
O Campeonato Mineiro será disputado por 12 equipes, em quatro fases: preliminar, quartas-de-final, semifinal e final. Na preliminar, os 12 times jogam em único turno. Os dois últimos colocados serão rebaixados. Ao final da fase inicial, os oito primeiros classificam-se às quartas-de-final. Os critérios de desempate são, pela ordem, número de vitórias, saldo de gols, gols marcados, confronto direto, menor de número de cartões vermelhos, menor de número de cartões amarelos e sorteio. As quartas-de-final, as semifinais e as finais serão disputadas no sistema de “mata-mata”, com partidas de ida e volta. Os mandos de campos são das equipes com melhores campanhas na fase inicial.


Time-base: Fábio; Jonathan, Leonardo Silva, Gil e Diego Renan; Fabrício, Henrique, Marquinhos Paraná e Gilberto; Kléber (Thiago Ribeiro) e Wellington Paulista.

Principal contratação: Pedro Ken (Coritiba).

Fique de olho: Artilheiro do Náutico no Pernambucano sub-20 de 2008 (30 gols) e vice-artilheiro do Brasileiro sub-20 do mesmo ano (seis gols), Anderson Lessa marcou quatro gols pelo Timbu no Brasileirão de 2009. Em 2010, o atacante chega ao Cruzeiro como esperança de gols para a temporada.

Posição em 2009: 1º colocado.


Time-base: Carini; Coelho, Werley (Welton Felipe), Jairo Campos e Leandro; Jonílson, Corrêa, Ricardinho e Evandro; Diego Tardelli e Muriqui.

Principal contratação: Vanderlei Luxemburgo (técnico, ex-Santos).

Fique de olho: No Brasileirão 2009, Muriqui foi um dos artilheiros do Avaí, ao lado de William, com 10 gols. Com passagens por Vasco, Vitória e Ituano, o meia-atacante de 23 anos parece ter alcançado a maturidade como jogador e reforça o Galo com a missão de conduzir o clube aos títulos mineiro e da Copa do Brasil.

Posição em 2009: 2º colocado.


Leia mais sobre:

> Você tem mais informações? Envie para Minha Notícia, o site de jornalismo colaborativo do iG


Topo
Contador de notícias