iG - Internet Group

iBest

brTurbo

 

Futebol

15/01 - 09:48

Carioca: Renascido no fim de 2009, futebol do Rio revê velhos ídolos de volta ao Estadual
Quatro grandes se fortalecem em relação ao ano passado, enquanto o América aposta no técnico Bebeto e no manager Romário para não fazer feio

Vicente Seda, iG Rio de Janeiro

> Paulista: Grandes se dividem entre Libertadores e Copa do Brasil
> Mineiro: Galo aposta em Luxemburgo para equilibrar forças com a Raposa
> Gaúcho: Grêmio e Inter usam estratégias diferentes para 2010


Atual campeão
: Flamengo
Início: 16/1
Término: 2/5 (ou 18/4 caso o mesmo time vença os dois turnos)
Times: América, Americano, Bangu, Boavista, Botafogo, Duque de Caxias, Flamengo, Fluminense, Friburguense, Macaé, Madureira, Olaria, Resende, Tigres, Vasco e Volta Redonda


Regulamento
O campeonato será disputado em dois turnos: Taça Guanabara e Taça Rio. Caso o mesmo time vença os dois turnos, será o campeão, sem necessidade de final. Do contrário, o vencedor da Taça Guanabara enfrenta o vencedor da Taça Rio em dois jogos pelo título estadual de 2010. No primeiro turno, as equipes jogam contra os integrantes dos seus respectivos grupos. Na Taça Rio, os integrantes do grupo A enfrentam os integrantes do grupo B. Classificam-se para as semifinais.


Time-base: Roberto, Claudemir, Ciro, Daniel Melo e Gérson; Júnior, Osmar, Jones Carioca, Allan; Adriano e Daniel Morais.

Principal contratação: Bebeto, que estreia na função de técnico.

Fique de olho: Meia ofensivo, Jonas Carioca foi contratado do Bonsucesso. Habilidoso, costuma ajudar na marcação e é umas das apostas do técnico Bebeto para o Estadual.

Posição em 2009: Não disputou.


Time-base: Jefferson, Alessandro, Antônio Carlos, Fábio Ferreira e Marcelo Cordeiro; Leandro Guerreiro, Somália, Renato e Lucio Flavio; Herrera e Abreu.

Principal contratação: "El loco" Abreu (Aris-GRE).

Fique de olho: zagueiro formado no Fluminense, Antônio Carlos foi para o futebol francês e retornou para o Atlético-PR. No ano passado, foi emprestado no segundo semestre ao Atlético-GO e ajudou a equipe a chegar à Série A do Brasileiro. Aos 26 anos, tenta recuperar o prestígio no futebol carioca.

Posição em 2009: 2º colocado.


Time-base: Bruno, Éverton Silva, Álvaro, Ronaldo Angelim e Juan; Toró, Willians, Kléberson e Petkovic, Vágner Love (Obina) e Adriano.

Obs: Leonardo Moura e Maldonado, titulares, estão em recuperação e não jogarão o início do Estadual.

Principal contratação: Fernando (Goiás).

Fique de olho: Reserva de Leonardo Moura, Éverton Silva agradou à comissão técnica e à torcida quando teve oportunidades. Terá a sua primeira grande sequência já que ainda não há previsão para o retorno do titular, que retirou um tumor benigno na fossa nasal.

Posição em 2009: 1º colocado.


Time-base: Rafael, Gum, Dalton e Cássio; Mariano, Diguinho, Ewerton, Conca e Júlio César; Maicon e Fred.

Obs: O zagueiro Digão está machucado e, recuperado, deverá ser titular. Leandro Euzébio e Willians ainda serão testados nos próximos dias e podem entrar no time.

Principal contratação: Júlio César (Goiás).

Fique de olho: Revelado nas Laranjeiras, Maicon conquistou a torcida com raça e velocidade no segundo turno do Brasileiro. Acabou ficando fora dos últimos jogos em função de uma lesão muscular. É a grande esperança de Cuca para o ataque, ao lado do consagrado Fred.

Posição em 2009: 4º colocado.


Time-base: Fernando Prass, Élder Granja, Fernando (Gustavo), Gian e Márcio Careca; Nílton, Rafael Carioca, Léo Gago e Carlos Alberto; Rafael Coelho e Dodô.

Principal contratação: Dodô (sem clube).

Fique de olho: Maior joia das divisões de base do Vasco, Philipe Coutinho só assinou o primeiro contrato profissional após o clube aceitar negociá-lo com a Internazionale de Milão. Completará 18 anos em 12 de junho e seguirá para o clube italiano, onde já mostrou o cartão de visitas com uma "caneta" no zagueiro Materazzi.

Posição em 2009: 3º colocado.


Leia mais sobre:

> Você tem mais informações? Envie para Minha Notícia, o site de jornalismo colaborativo do iG


Topo
Contador de notícias